No Dia Nacional da Imunização, médico infectologista destaca a importância da vacina contra a Covid-19

Neste dia 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização e, para marcar a data, o médico infectologista do município de Erechim, Vanderlei Madalozzo reforça a importância da vacina contra a Covid-19.

“Depois de um ano e seis meses de pandemia, está comprovado a eficácia da vacina. Graças a competência de pesquisadores e cientistas em um ano, o mundo tem vacinas promissoras, que chegam a uma eficácia de 75% a 95% de proteção contra a doença. Além disso, está provado, que pessoas que completaram o ciclo de imunização com as duas doses, tem 80% de chances de não desenvolverem sintomas graves da doença, não necessitando de internação em hospitais”, destaca o médico.

Ainda, o infectologista afirma que uma dose já ajuda e muito, mas não é o suficiente. “O esquema vacinal prevê duas doses para garantir a proteção de quem foi vacinado. Por isso é imprescindível que as pessoas fiquem atentas às datas para retornar e tomar a segunda dose do imunizante”, disse Madalozzo.

O médico infectologista também ressalta que está provado que a vacina é a única maneira que se tem para controlar a pandemia. “Cientificamente falando, é isso que se apresenta. Só a vacina pode controlar a pandemia da Covid-19. Além disso, mesmo vacinados, todos os cuidados sanitários de prevenção e combate à doença devem ser mantidos. Uso correto de máscara, álcool gel e distanciamento social, aliados à vacina, são nossa única proteção”, disse o infectologista.

Aproximadamente 85% dos internados pela doença tem menos de 60 anos

Outro dado relevante, é que hoje, em Erechim e na maioria das cidades, o cenário de internação mudou. “Antes das vacinas, a maior parte das pessoas internadas eram idosos. Hoje, com os idosos vacinados, as alas Covid das unidades de saúde se mostram com aproximadamente 85% dos internados pela doença com menos de 60 anos. Isso também comprova a eficácia da vacina. Quem se vacinou, está menos propenso a desenvolver sintomas graves da doença e não requer internação hospitalar”, declara o médico.

“Temos que acreditar na vacina. Ela é o caminho para vencermos essa batalha contra a Covid que já acometeu centenas de milhares de famílias. Se você ainda não se vacinou e já está apto a receber o imunizante, eu peço enquanto médico que por favor se vacinem. E, se ainda não chegou a sua vez, quando chegar, vá até a Central de Vacinação e tome a vacina contra a Covid. Se todos nós tivermos consciência coletiva, nos cuidarmos, cuidarmos dos outros e nos vacinarmos, sairemos dessa luta contra a Covid vitoriosos”, conclui Vanderlei Madalozzo.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS