O secretário estadual de desenvolvimento econômico, Edson Brum (MDB) foi o entrevistado do programa Estúdio Boa Vista na manhã desta quarta-feira, 27. Ele discorreu sobre assuntos como o Fundopem, finanças do Estado e a possibilidade de empresas se instalarem em Erechim.
Sobre o Fundopen o secretário explicou que o estado não dá dinheiro para a empresa, mas abre mão de parte do imposto. “Se a indústria for considerada pequena ou média, com faturamento de até R$ 300 milhões/ano, o desconto é direto no pagamento do ICMS. Não precisa fazer penhora, ter garantia, pegar financiamento em banco. Nós tiramos tudo isso. Então no governo Sartori iniciou reformas que o governo Eduardo Leite aprofundou e hoje temos uma condição melhor do Estado”.
Brum afirmou que além da Triel-HT, Plaxmetal e Brastelha outras empresas de Erechim estão buscando o Fundopen para ampliação. “Se a empresa gerar um emprego a mais ele já tem direito”.
Sobre a possibilidade de empresas de fora do estado se instalarem em Erechim, o secretário afirmou que o prefeito Paulo Polis está trabalhando forte para isso.
A mão de obra daqui é muito boa, e nos chama a atenção que o setor industrial, metalmecânico e de proteína animal de Erechim já tem essa marca e isso pode nos ajudar a confirmar empresas para cá e o Polis está trabalhando muito para isso”.
Privatizações
Sobre as privatizações que o estado tem promovido Edsom Brum explicou que o governo não tem utilizado os recursos para pagamento da folha. O secretário afirmou que o Estado tem feito R$150 milhões mensais em investimento. “Estão sendo tocados mais de 200 trechos no Riso Grande do Sul com esse recurso das privatizações. O que nós precisamos é ter três ou quatro governos voltados para o desenvolvimento, reduzindo custos, fazendo com que o estado não gaste mais do que arrecade”.
Corte de privilégios
Edson Brum falou que as reformas amargas iniciadas pelo governador José Ivo Sartori foram fundamentais para o equilíbrio financeiro do Estado. O secretário afirmou que em Erechim existem vários servidores que ganham mais que o Governador.
Aqui em Erechim, sou capaz de dizer que tem 50 ou 60 servidores que ganham mais que o governador e que os deputados. Major da Brigada Militar ganha mais que o governador, delegados de polícia todos ganham mais, tenente coronel e coronel ganham mais que o governador, defensor público, auditor e fiscal da fazenda ganham muito mais. Não estou questionando a qualidade do serviço, mas estou dizendo que se você deixar uma turma que ganha muito cada vez ter mais, vai faltar para a saúde, para estrada, para incentivar a indústria e gerar imposto”.
Agenda em Erechim
Durante a passagem por Erechim Edson Brum visitou o Centro Tecnológico do Vestuário, a empresa Triel -HT e participou de reunião-almoço na Associação Comercial, Cultural e Industrial (ACCIE).