Medicina Veterinária da URI promove Semana Acadêmica  

Teve início na segunda-feira, 10, às 19h30min, no Auditório do Câmpus II da URI, a VI Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária. A solenidade de abertura contou com a presença do Diretor Administrativo do Câmpus, Paulo José Sponchiado; do Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Mauro Antonio Correa Moreira; do Coordenador da Semana Acadêmica, professor Guilherme Lopes Dorneles; e do Acadêmico Cauã Felipe Remboski, representante da comissão organizadora da Semana Acadêmica.

A primeira palestra da noite foi ministrada pela professora e Psicóloga Micheline Quintela Chagas Paschke, que falou sobre o desafio comportamental da profissão. A mineira, radicada em Passo Fundo, que atua com psicologia clínica, destacou aos futuros médicos veterinários sobre os desafios a serem enfrentados, especialmente quando se trata das relações humanas com animais. “Essa realidade se torna cada vez mais importante, uma vez que os investimentos com pets se tornaram um custo fixo para as famílias, pois eles passam a fazer parte do grupo familiar”, frisou a palestrante.

Utilizando em algumas situações o seu cão “Brou”, um poodle gigante, originário da França, que sempre a acompanha, inclusive nas palestras, disse que é preciso que o profissional da medicina veterinária compreenda claramente o que significa desempenho comportamental. “Quando se fala em relações entre os seres humanos e animais, devemos separar e compreender quatro aspectos, seja no comportamento pessoal, animal, dos tutores e de toda a equipe, no caso, a família”, lembrou a professora.

Na segunda palestra da noite, o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Mauro Antonio Correa Moreira, lembrou da ética dentro da medicina veterinária, tarefa que deve ser lembrada permanente no ato do exercício profissional. Também comentou as ações do Conselho Regional, amparado pelo Conselho Federal, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, especialmente na Grande Porto Alegre, no socorro aos animais, seja no resgate ou atendimento nos diversos abrigos.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS