Medicina e Nutrição da URI propõem cartilha de cuidados para o diabético

No eixo comunitário do curso de Medicina, por meio das disciplinas de Promoção e Prevenção em Saúde (I a V), ministradas pelo Professor Samuel Salvi Romero, são desenvolvidos projetos voltados para o ensino, pesquisa, extensão, ação social e cultura, motivados pelas realidades dos territórios em suas constituições integrais. Nesse contexto, dentre temáticas problematizadoras constituem-se textualizações em saúde coletiva que promovem o conhecimento das nuances do Sistema Único de Saúde, assim como, as inúmeras interlocuções possíveis, nesse interim, destacando processos interdisciplinares, intersetoriais e de cunho epidemiológico.

Nessa perspectiva, os acadêmicos do Curso de Medicina, Cindia Sartori, Evelyn Nazzari, Hélio Júnior Leal da Silva e Laura Garcia Sgarbossa; a egressa do Curso de Nutrição, Antônia Bianchi, juntamente com a Professora Roseana Baggio Spinelli, desenvolveram uma Cartilha de Cuidados para o Diabético, com orientações para viver melhor com o diabetes.

Esse produto acadêmico/científico justifica-se frente à necessidade do acolhimento aos sujeitos com necessidades e demandas na programação do cuidado integral em saúde, oportunizando a prevenção de riscos e agravos e promovendo a reinserção nas práticas de vivências e convivências comunitárias. Contudo, segundo o professor Samuel, essa cartilha atende o propósito do acolhimento, compreendendo a ampliação do olhar aos sujeitos sob condição clínica para o diabetes, entendendo suas subjetividades, necessidades e desejos.

A cartilha conta com receitas; descrição do perfil do usuário; recomendações; sugestões e pode servir como um possível conteúdo para um itinerário em saúde para as populações em questão.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS