Medicina da URI promove cursos de formação continuada

          O Curso de Medicina da URI promoveu neste segundo semestre, dois cursos de formação continuada. Ambos realizados de forma virtual, na parte teórica, e em pequenos grupos, quando foi exigida atividades presenciais. Tudo em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus.

         Essa situação de excepcionalidade às aulas teóricas vedou substituições às práticas profissionais de estágios e laboratórios, fazendo com que, no curso de Medicina, estas ficassem interrompidas até o mês de junho. Adotando-se medidas de biossegurança e de distanciamento social provenientes das legislações municipal, estadual e federal, as práticas foram retomadas, de modo concentrado, em pequenos grupos (respeitando-se as dimensões laboratoriais e uso de EPIs), ao final de junho.

         Um dos cursos, que ainda está ocorrendo, é na área de Semiotécnica, coordenado pelo professor Juliano Sartori e ministrado por professores do Curso para estudar os métodos para identificar os sinais de uma doença durante um exame físico.

         O Curso, realizado aos sábados, através de minicursos, é destinado aos acadêmicos do quinto semestre e que tenham cursado a matéria de Propedêutica Clínica.

         O primeiro minicurso ocorreu no dia 12 de setembro, sobre semiotécnica cardiovascular, e foi ministrado pelo médico Jean

Carlos Zanardo tendo lugar no Laboratório de Habilidades e Simulações, junto ao URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais). No mesmo dia, Jean Zanardo também ministrou o minicurso sobre Semiotécnica Geniturinária, no mesmo local, para outro grupo de alunos.

         Já no dia 19 de setembro, o médico Joel Serafini ministrou o minicurso sobre Semiotécnica Respiratória para dois grupos de alunos, igualmente realizado neste Laboratório da URICEPP.

         Dentro do mesmo projeto, o médico Celso David Lago ministrou, no dia 26 de setembro, o minicurso sobre Semiotécnica Neurológica, igualmente para dois grupos de alunos, também no Laboratório do Centro de Estágios.

         O minicurso sobre Semiotécnica Gastrintestinal, também realizado para dois grupos de alunos, separadamente, foi ministrado pela médica Adriana Elisa Wilk no sábado, 03 de outubro.

         Os minicursos desse projeto encerram no dia 17 de outubro, com o médico Paulo Roberto Dall Agnol, que vai ministrar os cursos de Semiotécnica Geniturinária e Cardiovascular, igualmente para dois grupos de alunos.

         Outro projeto desenvolvido pelo Curso de Medicina foi o de Formação Continuada em Cardiologia – Interpretação Básica do Eletrocardiograma, que teve a coordenação do médico e professor Leandro Antônio Gritti, destinado igualmente aos acadêmicos do quinto semestre que cursaram a disciplina de Clínica Médica.

         A eletrocardiografia é um procedimento não invasivo, para registro da atividade elétrica do coração, que representa a série de ondas relacionadas aos impulsos elétricos que ocorrem durante o ciclo cardíaco, as quais indicam ou não, a presença de anormalidades cardíacas.

         Os encontros teóricos foram virtuais a as oficinas práticas aconteceram em pequenos grupos, no Ambulatório de Medicina.

         A programação foi desenvolvida em agosto e ministrada pelos professores e médicos Célio Friedholdo Fahl e Rafael Camera.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS