Médica palestra para beneficiários da Unimed Erechim

A médica cooperada Clarissa Molossi abriu o ciclo de palestras do Grupo Operacional do serviço de Medicina Preventiva da Unimed Erechim. A geriatra motivou os participantes a inserirem em suas rotinas atitudes voltadas à qualidade de vida, principalmente diante de doenças crônicas. O evento foi realizado na noite de quinta-feira, 8 de março, e lotou o anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini.

Por meio de uma dinâmica, a palestrante convidou os participantes a atribuírem significados ao termo “qualidade de vida”. Posteriormente, eles tiveram que trocar com outras pessoas o que haviam escrito. Ao se depararem com percepções diferentes das suas, puderam compreender que a qualidade de vida depende de expectativas individuais e da fase da vida que estão vivenciando.

“Em um conceito mais amplo, a qualidade de vida é o entendimento do indivíduo sobre sua posição na vida, em relação aos seus objetivos, padrões, perspectivas e preocupações, de acordo com o contexto onde está inserido”, explica a médica cooperada.

Segundo a palestrante, a melhor forma de chegar à maturidade com tranquilidade é adotar hábitos saudáveis durante todo o ciclo da vida. “De modo geral, envelhecer com q

ualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro”, indica Clarissa. Esta satisfação pode estar condicionada à harmonia em aspectos como a saúde física e mental, independência, interação social e suporte familiar.

“O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e ocorre em ritmo acelerado. Em 2000, cerca de 8,6% da população era de idosos, mas a projeção para 2020 é de que este índice suba para 12,4%. Diante deste contexto, nosso objetivo é a manutenção da saúde e da funcionalidade, além da atuação na prevenção de doenças em qualquer idade. Desta forma, poderemos crescer em idade e plenitude, experimentando o significado de envelhecer”, finaliza.

Beneficiários premiados

O serviço de Medicina Preventiva da Unimed Erechim homenageia anualmente os beneficiários com as maiores pontuações no Método de Avaliação por Performance. No ciclo de 2017, Ires Maria Perin Bruscatto, Inês Baú Bassanesi e Nely Lourdes Sonda obtiveram pontuações superiores a 90, na escala de 0 a 100.

O método consiste em um programa de pontos que auxilia no cuidado da saúde de cada beneficiário. Eles são acompanhados por uma equipe multiprofissional e adquirem pontos por meio da visita periódica ao médico assistente, realização dos exames de rotina, participação em palestras, manutenção da pressão arterial dentro dos valores de referência, assiduidade nos exercícios físicos, manutenção ou diminuição do percentual de gordura e circunferência abdominal, reeducação e manutenção dos bons hábitos alimentares.

O comprometimento com cada atividade faz com que o beneficiário fique melhor assistido e, mesmo que tenha alguma patologia, possa levar uma vida completamente normal.

Participe

O programa é oferecido aos beneficiários Unimed Erechim que possuam fatores de risco. Para solicitar inscrição, entre em contato por meio do telefone: 54 3520-6128/6129 ou pelo site http://www.unimed-erechim.com.br.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS