Legislativo dá exemplo e monta museu de sua história

Buscando fazer a sua parte na preservação da história do Poder Legislativo, nos seus 70 anos e  dentro dos 100 anos de emancipação política administrativa do município, o Poder Legislativo deu seus primeiros passos na montagem de um museu que se encontra no saguão dos gabinetes dos parlamentares.

A iniciativa foi dada pelo atual presidente, Alessandro Dal Zotto quando do deslocamento dos quadros da Galeria dos Ex Presidentes que se encontravam na Sala da Presidência, sem a possibilidade da visitação da comunidade que chega até a Câmara Municipal, e que hoje se encontra em local de grande visibilidade.

Junto com a iniciativa, se começou a montagem do seu primeiro museu que conta com mesas e cadeiras de duas décadas diferentes que eram usadas pelos vereadores durante as sessões ordinárias da Casa.

Também se encontram a sineta e o cronômetro que determinavam o tempo de fala, como aparelhos que serviam para a gravação das sessões e máquinas fotográficas que fazem parte do acervo.

Para quem chega se depara com uma foto em tamanho grande que retrata as sessões da década de 60, quando a mesma estava localizada no que é hoje o Salão Nobre da Prefeitura Municipal, e outros objetos.

“Esta é uma grande iniciativa que esta Casa dá no que se refere ao resgate e perpetuação de nossa história junto ao município de Erechim. Além das Leis Municipais que estão digitalizadas e outros documentos guardados ao longo dos anos, passamos, a partir de agora a termos este pequeno, mas importante museu pensado na comunidade de nosso município. São os primeiros passos, mas mais objetos deverão fazer parte aos poucos”, garantiu Dal Zotto.

 

Foto: Dal Zotto junto ao museu

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS