Lançada a programação do 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

Festejos farroupilhas se desenvolvem de 16 a 20 de setembro de 2022

O CTG Tropilha Crioula foi palco do lançamento oficial da programação do 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, que acontece de 16 a 20 de setembro de 2022. O evento foi realizado na noite de sábado, 9 de julho, na presença de mais de 700 pessoas, entre elas o Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, e a Primeira-Dama Karina Soligo, o Vice-prefeito Elgido Pasa e a esposa Anelita Pasa; o presidente do Poder Legislativo, vereador Sérgio Lima; o Patrono do 12º Acampamento Farroupilha, Osvaldo Antunes de Oliveira Filho; a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; o coordenador da 19º Região Tradicionalista, Aldair Menosso; o Patrão do CTG Tropilha Crioula, Evandro Frois; representante da CDL Getúlio Vargas, Gleison Demboski; secretários municipais, vereadores, patronos do Acampamento Farroupilha de edições anteriores e demais autoridades.

A solenidade iniciou com os pronunciamentos das autoridades, anúncio do Patrono do 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, Osvaldo Antunes de Oliveira Filho, e lançamento oficial da programação do AF, por meio de um vídeo, encerrando com jantar e baile animado pelo grupo “Os Reis do Fandango”.

A realização do evento cultural e tradicionalista mais esperado do ano, o Acampamento Farroupilha tem como meta sensibilizar crianças, jovens, adultos e idosos a cultivar a tradição gaúcha por meio do conhecimento da história do Rio Grande do Sul, enfatizando a sua importância social e cultural. Em 2022, o tema dos Festejos Farroupilhas é Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”.

A Comissão Organizadora do 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas é integrada pelo Executivo Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto, Desenvolvimento Econômico, Obras, ACCIAS, CDL, representações da AERT, CTGs Getúlio Vargas, Tropilha Crioula, Potro Xucro, DTG Laços da Amizade, Farroupilha/Cavalgada da Integração, Faculdade IDEAU, APAE, Rotary Club, Lions Clube, Rincão Gaúcho e ARC-54.

PRONUNCIAMENTOS

O Patrão do CTG Tropilha Crioula, Evandro Frois, anfitrião do evento, fez a abertura saudando todas as pessoas presentes, agradecendo a presença e desejando que todos se sentissem em casa.

O representante da CDL Getúlio Vargas, Gleison Demboski, falou em nome das entidades organizadoras, enaltecendo que, depois de dois anos, é uma satisfação encontrar todos para fazer o lançamento do 12º Acampamento Farroupilha. Agradeceu de forma especial a todas as autoridades e ao Poder Público na pessoa do Prefeito Soligo que apoia e fomenta o Acampamento Farroupilha, e a todos que ajudaram na realização do jantar-baile. Agradeceu também a todos os membros da Comissão do Acampamento Farroupilha que não medem esforços para a sua realização. Ao finalizar, afirmou que o Acampamento de Getúlio Vargas já é considerado um dos maiores do Estado, por ter uma das maiores e melhores estruturas organizadas.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, teceu agradecimentos ao Poder Executivo, ao Patrono, ao presidente do MTG e a todos os organizadores do jantar-baile. Destacou que toda a Comissão Organizadora não mediu esforços para que esse evento se realizasse. Disse, ainda, que este é o maior evento tradicionalista da região.

O Patrono do AF 2022, Osvaldo Antunes de Oliveira Filho, afirmou que foi com muita alegria e grande satisfação que recebeu o convite para ser o Patrono do 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas. “Fiquei honrado e agradecido pela indicação”, destacou. Falou também que vê o tradicionalismo como uma grande força transformadora da juventude em pessoas de bem e homens de respeito. “Sempre trabalhamos nesse sentido: de incentivar todas as entidades para que prezam os valores reais do tradicionalismo”, finalizou.

O presidente da 19ª Região Tradicionalista do MTG, Aldair Menosso, parabenizou o Patrono, por ser uma pessoa dedicada ao tradicionalismo que fez história no movimento. Parabenizou o Patrão do CTG Tropilha Crioula pela organização e agradeceu ao Poder Público Municipal, a Câmara de Vereadores e as entidades parceiras do Acampamento Farroupilha. “Após dois anos de pandemia, sem poder festejar a nossa semana farroupilha, é bonito ver a casa lotada. Tenho certeza de que o Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas será, mais uma vez, um grande sucesso”, sentenciou.

HONRA AO LEMA

O presidente do Poder Legislativo, vereador Sérgio Lima, cumprimentou todas as entidades e pessoas envolvidas na realização do evento. Fez um agradecimento especial ao Patrono do 12º Acampamento Farroupilha e fez uma breve retrospectiva histórica do AF de Getúlio Vargas, lembrando que no início era feito de lona e muitos que lá iniciaram se mantêm até hoje. “O Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas é uma referência no Estado, que motiva as pessoas a manter as tradições, as suas raízes”, falou, destacando que atualmente faz parte da Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição Gaúcha e, que, com a aprovação unânime dos seus colegas vereadores, foi aprovada lei para manter viva esta tradição nas escolas municipais, visando manter as raízes do tradicionalismo.

Encerrando os pronunciamentos, o Prefeito Mauricio Soligo saudou os presentes e agradeceu a patronagem do CTG Tropilha Crioula pela excelente receptividade. Agradeceu a todas as pessoas que se envolveram para a realização do evento e todos que fazem com que o lema da Semana Farroupilha: “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras” seja carregado no coração de cada um. Enalteceu que a cultura gaúcha está enraizada pelo mundo todo e que os gaúchos são reconhecidos e valorizados pelo amor à sua cultura e sua tradição. “Seja bem-vindo, Patrono do 12º AF de Getúlio Vargas, Osvaldo Antunes, e sejam todos bem-vindos a Getúlio Vargas – terras de muitas terras”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

16/09 – Sexta-feira

8h30 às 11h30m | 13h30 às 16h – Visitação ao Museu do CTG Getúlio Vargas – Escolas e entidades educacionais (com agendamento)

19h – Abertura Oficial do 12º Acampamento Farroupilha

Chegada da Chama Crioula

21h – Show Grupo Cantar Galponeiro

22h30 – Show Jorge Guedes e Família

17/09 – Sábado

20h – Apresentação Artística do CTG Tropilha Crioula

21h – Show Os Reis do Fandango

18/09 – Domingo

13h –Programa de Rádio – “Ronda Crioula” – a cargo da Rádio Sideral

19h – Missa Crioula

20h30 – Apresentação artística do CTG Getúlio Vargas

22h – Show Marcus e Juan Vigolo

19/09 – Segunda-feira –

8h30 às 11h30 | 13h30 às 16h – Palestras e apresentações artísticas – Salão de Atos

9h e 14h – Aberto para visitação

20h30 – Show: Grupo Vento Negro

22h – Show Capitão Faustino

20/09 – Terça-feira

partir das 7h Café de Chaleira no CTGetúlio Vargas

15h – Desfile Farroupilha na Av. Severiano de Almeida

16h30 – Solenidade de Encerramento com arriamento dos pavilhões e Extinção da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha.

 

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura de Getúlio Vargas
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS