Integrantes do projeto Basquete em Cadeiras de Rodas têm encontro com lideranças da URI
Integrantes do grupo de Basquete em Cadeira de Rodas, que participam do Projeto de Extensão do Curso de Educação Física da URI, mantiveram encontro de integração, no dia 27 de fevereiro. A iniciativa contou com a presença da Professora Vera Lucia Anzolin, do Setor de Psicologia; da Supervisora de Recursos Humanos, Ginamar Suze de Moura; e dos Professores de Educação Física, Alessandra Dalla Rosa da Veiga e Bruno Felipe Assoni Faleiro, responsáveis pelo Projeto, desenvolvido em parceria com a ADAU (Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai).
Objetivando integrar ainda mais os participantes do projeto com a comunidade acadêmica, o encontro priorizou o acesso de pessoas portadoras de deficiência, evidenciando, inclusive, as oportunidades de trabalho na Instituição.
A Professora Vera abriu as atividades com uma palestra de apresentação da Universidade, onde destacou sobre a criação e a trajetória da URI e como foi o processo até se tornar uma Universidade. Nesse sentido, destacou a Estrutura Física e a acessibilidade do Campus I e explicou que neste complexo, estão localizadas Direção-Geral, Direção Acadêmica e Direção Administrativa do Câmpus de Erechim, a maioria dos cursos de graduação, a Escola de Educação Básica, o Centro de Pós-Graduação, com cursos nas áreas da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Exatas e da Terra, Humanas, Ciências Biológicas e Engenharia e Ciência da Computação. Além disso, informou das áreas específicas de prestação de serviços, pesquisa e atividades de extensão voltadas ao desenvolvimento regional.
Ao falar do Campus II, disse que o local contempla os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Medicina Veterinária, com seu respectivo Centro Clínico, com os seus respectivos laboratórios.
Destacou, também, sobre todas as atividades que acontecem no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP), tais como a Clínica-Escola de Fisioterapia, Núcleo de Prática Jurídica, o Laboratório Universitário de Análises Clínicas, Clínica-Escola de Nutrição Dietética, CPA (Centro de Psicologia Aplicada), Clínica-Escola de Odontologia, Laboratório de Habilidades e Simulação da Medicina, Ambulatório de Especialidades em Nutrição, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro Acadêmico de Práticas em Saúde e Ambulatório Medicina. Descreveu, ainda, um pouco de cada setor e o que representam dentro de suas especialidades.
Outro ponto importante abordado no encontro com o grupo que participa do projeto, foi como encontrar os documentos pertinentes sobre todos os cursos oferecidos desde a Escola Básica, Centro de Línguas, Cursos Técnicos, Cursos de Graduação Presencial e EAD, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado. Demonstrou, ainda, onde localizar essas informações no site da URI, que está disponível para os alunos, funcionários e a comunidade em geral. Para finalizar, falou sobre o setor de Recursos Humanos, o Contrato de Trabalho com as particularidades também pertinentes, enfatizando ainda sobre o Plano de Carreiras, Convênios, Convenção Coletiva que abarcam a categoria.
Foi um momento em que os participantes do projeto Basquete em Cadeira de Rodas puderam questionar, sanar suas dúvidas, opinar sobre questões relacionadas às atividades que eles desenvolvem na Universidade, mostrando a importância da troca de conhecimentos, ideias e da inovação constante de investimentos em recursos humanos direcionada às partes interessadas para a melhoria da qualidade contínua dos objetivos iniciados e constantemente atualizados.
O projeto “basquete em cadeira de rodas” é desenvolvido desde 2015 pelo curso de Educação Física da URI em parceria com a ADAU. Tem como objetivo principal a melhora da saúde, estimular a prática esportiva, socialização e a inclusão dos participantes por meio do basquetebol em cadeira de rodas.
Vários cursos da área da saúde da Universidade integram e desenvolvem atividades com o grupo. Como projeto de extensão, os acadêmicos realizam atividades integradas nas disciplinas. O curso de Nutrição desenvolve projeto de pesquisa em conjunto com a Educação Física, com a participação de acadêmicos de Psicologia por meio dos estágios curriculares, além das ações dos cursos de Medicina, Pedagogia, Ciências Biológicas, entre outros.
O projeto, desde sua implantação, vem possibilitando aos seus participantes melhora do condicionamento físico, velocidade, flexibilidade, coordenação, além da interação social com o meio acadêmico, funcionários, professores e comunidade em geral.
Por Assessoria de Comunicação