25ª Feira do Livro de Erechim é apresentada em coletiva de imprensa

Evento acontece de 27 de abril a 5 de maio na Praça Jayme Lago

Na tarde desta quinta-feira (7) foi realizada coletiva de imprensa no Plenário da Câmara de Vereadores para apresentação da programação da 25ª Feira do Livro de Erechim que acontece de 27 de abril a 05 de maio, na Praça Prefeito Jayme Lago, funcionando das 14h às 20h durante a semana e das 10h às 20h nos fins de semana e feriado.

Com o tema “A Leitura Nos Conecta”, a edição deste ano terá como patrona Zeni Terezinha Bearzi, reconhecida pela Academia Erechinense de Letras e pelo Poder Público, como formadora de leitores e contribuinte para a área literária. Como homenageado, a Feira deste ano reconhece o trabalho para a construção de um cenário literário-cultural de Erechim, Giorgio Corradi.

Estiveram presentes à coletiva de imprensa, o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti; o presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Pezenatto; a presidente da Academia Erechinense de Letras, Helena Confortin; vereadores; secretários de governos, colaboradores do Executivo e Legislativo; representantes de entidades e imprensa.

Cultura e diversidade

Para o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello ver o Plenário lotado nesse lançamento demonstra a grandiosidade da Feira do Livro da Capital da Amizade. “Nesse momento só precisamos agradecer a todos os parceiros. Vale ressaltar a importância do livro e de eventos como esse onde a leitura nos conecta. Tenho certeza que essa edição será de muita cultura, diversidade, tornando a Feira do Livro de Erechim um espetáculo grandioso para a população”, disse o vice-prefeito.

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti agradeceu a presença de todos e enalteceu a união de esforços para a realização da Feira. “Essa edição vai abrilhantar a cidade e mostrar que a leitura melhora a vida das pessoas e nos traz conhecimento para sermos pessoas melhores. Meu agradecimento especial à imprensa, parceira indispensável para a divulgação desse evento que desejamos que seja um sucesso”, declara a secretária.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Pezenatto afirmou que a Feira estimula a leitura e isso é muito importante para o desenvolvimento de cada um. “A Câmara é parceira do município, principalmente em eventos onde o livro é o ator principal e, além disso, todos os escritores que tem um valor inestimável para a cultura da nossa cidade”, afirma.

A patrona desta edição, Zeni Terezinha Bearzi disse que o momento é de agrader. “A leitura é fundamental e é uma honra ser patrona da Feira do Livro de Erechim. Esse reconhecimento coroa com exito minha carreira dedicada a cultura e a escrita. Ler é ampliar os horizontes e viajar sem sair do lugar. Que tenhamos um belo evento e que a comunidade de Erechim prestigie a nossa Feira”, pontua.

Segundo o homenageado, Giorgio Corradi emocionado afirmou que o momento é de gratidão. “Quando recebemos uma homenagem como essa só nos resta agradecer pela valorização e reconhecimento. Meu muito obrigado a todos”, disse.

Pré-Feira

A Feira do Livro iniciará com atividades na Pré-Feira, que contará com uma Trupe Literária percorrendo escolas e outros pontos da cidade para divulgar a Feira. Também, ocorrerão algumas oficinas, atividades, palestras e contação de histórias nas escolas e na Biblioteca Municipal nas semanas anteriores à Feira. Na Praça Jayme Lago, o evento contará com um miniauditório, com espaço para 32 pessoas e o palco principal, com 100 lugares.

Realização e apoio

A Feira do Livro deste ano é uma realização da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. Este evento que conta com financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria da Cultura, tem como apoiadores a Academia Erechinense de Letras, SESC, SESI, Universidade Regional Integrada, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

A programação completa da 25ª Feira do Livro de Erechim será divulgada em breve.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS