Inmet emite dois novos alertas de tempestade para o RS

Avisos contemplam diversas regiões do Estado e são válidos até as 23h59min desta terça-feira (18)

O Rio Grande do Sul tem dois novos alertas de tempestade válidos até as 23h59min desta terça-feira (18). Os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrangem praticamente todo o Estado e parte de Santa Catarina.

 

O aviso laranja, que indica perigo de tempestade, é para municípios da Campanha, Fronteira Oeste, Centro e Noroeste. Bagé, Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria são algumas das cidades que poderão ser atingidas. O órgão chama a atenção para chuva volumosa, com alguns locais podendo registrar valores entre 50 e 100 milímetros durante o dia. O valor é preocupante porque pode se aproximar da média total de chuva esperada para o mês de junho em alguns locais.

 

Também há chance de vento intenso, com rajadas entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo. O Inmet chama a atenção para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Nas cidades afetadas pela chuva nos últimos dias, a condição pode significar ainda mais transtornos.

 

O alerta de perigo potencial de tempestade abrange o Norte, Serra, Região Metropolitana e parte da Zona Sul. Localidades pintadas de amarelo no mapa do Inmet podem registrar até 50 milímetros de chuva durante o dia, ter rajadas de vento que variem entre 40 km/h e 60 km/h e queda de granizo. Erechim, Caxias do Sul, Canoas, Porto Alegre e Canguçu são algumas das cidades dentro dessa área.

 

Por GZH

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS