Início do ministério episcopal de Cleocir Bonetti na Diocese de Caçador

Dom Cleocir Bonetti assumiu seu ministério episcopal na Diocese de Caçador, SC, neste primeiro domingo de outubro, dia 3, mês das missões, com chuva intermitente, desejada e muito necessária, em missa às dez horas, na Catedral São Francisco de Assis de Caçador, com a participação de 2 Arcebispos, 11 bispos, mais de 60 padres, diversos religiosos e religiosas, delegação das Paróquias daquela Diocese e da Diocese de Erexim, familiares e amigos, representantes da Igreja Luterana, autoridades civis e militares.

Ele foi acolhido na porta da Catedral pelo Pároco que lhe apresentou o crucifixo para o beijo e a água benta para a aspersão da assembleia. Concluída a aspersão, ficou em oração diante do Sacrário e dirigiu-se para a sacristia a fim de se paramentar para missa com os outros bispos.

O rito da posse canônica

O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönk, iniciou a celebração eucarística dizendo que com chuva as mudas da plantação pegam melhor, sugerindo que o novo Bispo teria início seguro e frutuoso em sua missão. Observou que na ordenação, o ministro assume tudo o que vem pela frente, mesmo sem saber o que seja. Da mesma forma, no casamento, os esposos se assumem na alegria e na dor. A Diocese de Caçador esperava ansiosa seu novo bispo. Vão conhecer-se mutuamente. O sim do novo Bispo para ser o pastor desta Diocese é semelhante ao de Maria e ao de São José, que também não sabiam o que teriam pela frente. Mas Deus acompanha a quem ele chama.

Dom Wilson solicitou a apresentação para o Colégio de Consultores e a leitura para todos da Bula, o documento do Papa Francisco de nomeação episcopal de Dom Cleocir. Lido o documento, entregou-lhe o báculo e o convidou a sentar-se na Cátedra, a cadeira da qual presidirá os atos litúrgicos, sustento de seu pastoreio e da vida diocesana.

Novo bispo recebe saudações e prossegue presidindo a celebração

Dom Cleocir recebeu a saudação de acolhida e de obediência dos membros do Colégio de Consultores em nome dos outros padres da Diocese e de representantes dos religiosos e leigos. Breves mensagens foram dirigidas a ele pelo até então Administrador Diocesano, Pe. Renato Caron, pelo primeiro bispo de Caçador, o agora emérito de Vacaria, Dom Orlando Dotti, OFMCap, com 91 anos, pelo Presidente do Regional Sul 4 da CNBB, pelo representante das pastorais e pelo da Diocese de Erexim.

A celebração prosseguiu com o canto do glória e sob a presidência de Dom Cleocir.

No rito do ofertório, pessoas caracterizadas, representando as diversas etnias presentes na Diocese, levaram as oferendas para o altar.

Depois da oração após a comunhão, o chanceler do Bispado leu a ata da cerimônia. Em seguida, Dom Cleocir fez o envio das pastorais e movimentos, cujos representantes haviam se colocado no corredor central com vela na mão, que seu novo bispo foi acendendo.

A homilia de Dom Cleocir

Começou citando versículo da primeira leitura da missa que falava da criação do ser humano, “não é bom o que homem esteja só”. Ressaltou que todos precisam de companhia, necessitam uns dos outros. Assegurou que se sentia em ótima companhia com os participantes presenciais e virtuais, com todos os que lhe deram boas-vindas à Diocese, esperando também ser boa companhia para todos. Passou a saudar nominalmente os bispos presentes, com alguma referência específica a cada um; o pároco da Catedral, o Colégio dos Consultores, os padres de Erechim e de Caçador, religiosos, familiares e amigos, autoridades civis e militares, seminaristas e todos os que sentem o desejo de ser padre ou a assumir a vida religiosa. A partir das leituras e do evangelho, enfatizou a necessidade da solidariedade em todos os ambientes, a esponsabilidade com responsabilidade e fidelidade. Observou que há pessoas que negam a alteridade e pretendem dominar sobre os outros. Todos precisam ser salvos. Para isto, é necessário ser como crianças, que dependem dos pais e se colocam em relação com outros. Motivou a seguir o exemplo de São Francisco que se libertou do desejo de domínio, posse e se encontro com os podres. Indicou que a partir do grande encontro daquela celebração, muitos outros serão programados. Expressou a certeza da intercessão de N. Sra, de São José e de São Francisco de Assis para o seu ministério e para toda a Diocese. Concluiu sua reflexão exortando a todos a caminhar juntos. Dizendo que precisa de todos, garantiu que podem contar com ele.

Café e almoço de confraternização

Na chegada, as delegações foram acolhidas com carinho por diversas pessoas que encaminhavam os visitantes para o café no salão paroquial da Catedral. Concluída a missa, foi servido almoço de confraternização no Clube 29 de Setembro, Bairro Bergher naquela cidade.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS