“Infelizmente agricultores terão apenas auxílio emergencial para as perdas com a estiagem”, diz coordenador do SUTRAF

A estiagem afetou severamente o Alto Uruguai, as perdas na produção de leite, milho, soja e demais cultivares são irreparáveis. Tal situação fez com que o SUTRAF Alto Uruguai apresentasse uma pauta ao governo estadual e federal, pedindo crédito e auxílio emergencial para os agricultores familiares.

Em entrevista a Rádio Cultura, o coordenador geral do SUTRAF Alto Uruguai, Alcemir Bagnara, falou sobre as mobilizações que tem sido realizadas. “Não éramos vistos pelo governo estadual até o dia 16 de fevereiro, quando realizamos uma grande mobilização e lá, conseguimos pautar a secretaria de Agricultura, realizamos também uma conversa com o secretário da Casa Civil, Artur Lemos. Se estabeleceu uma mesa de negociação, mas logo iniciaram as contradições, num primeiro momento havia uma sinalização de crédito e auxílio emergencial. Quando começamos argumentar para que as medidas saíssem do papel, notamos algumas divergências”, disse Bagnara.

Nos últimos dias, o coordenador comentou ter percebido mais claramente os impasses, quando ocorreu a renúncia do governador ao cargo e o processo de transição. Sendo assim, novamente uma comitiva se deslocou a Porto Alegre em busca de respostas. “Visitamos vários gabinetes, falamos com cerca de 35 deputado sobre a nossa preocupação. Tivemos uma audiência com o presidente da assembleia, fomos no Conab e também realizamos uma reunião com a secretária de Agricultura. Infelizmente, o retorno que tivemos é de uma sinalização que o governo vai liberar apenas um auxílio emergencial. Não anunciaram valores, ficaram de nos chamar novamente para falar sobre o tema”, finalizou.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS