Hospital Santa Terezinha e 11ª CRS debatem ações para a saúde da região

Nessa segunda feira (23) foi realizada uma reunião de trabalho entre a direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) e equipe técnica da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O encontro, realizado na Casa de Saúde, foi pautado por diversos assuntos voltados à saúde regional, entre eles a nova metodologia de repasses através do Programa Assistir, ambulatórios de especialidades, Sistema de Regulação Regional e requisitos da nova forma de repasses, através de serviços, critérios e metas.

Participaram do encontro, os diretores Executivo e Administrativo da FHSTE, Jackson Arpini e Márcio Pires, a coordenadora adjunta da 11ª CRS, Cibeli Lazzari, além de demais integrantes da equipe.

Plano de Trabalho e repasse de recursos

Ainda, esteve em debate o Plano de Trabalho, que visa o repasse de recursos financeiros oriundos de emendas parlamentares para cirurgias eletivas, como medida para minimizar a demanda reprimida, tendo em vista a longevidade do processo pandêmico da Covid-19. O Plano prevê o investimento de R$ 400 mil em procedimentos eletivos, como forma de reduzir o tempo de espera.

Para Jackson Arpini será necessário um período de adaptação e migração da metodologia anterior para a nova, que requer também algumas alterações na logística atualmente implantada. “Estamos analisando os reflexos na rotina dos fluxos e na saúde orçamentária da instituição”, destaca.

Estudo para novos serviços

Os diretores da FHSTE também fizeram considerações sobre o novo cálculo de repasse e manifestaram que encaminharam um pedido a Secretaria Estadual de Saúde/DAHA, para uma reavaliação de alguns critérios e a inclusão de serviços novos, como por exemplo a saúde prisional, tendo em vista que os detentos do Presídio Estadual são atendidos e internados, quando necessário, na Casa de Saúde. As equipes das entidades acordaram em realizar um estudo conjunto para verificar as mudanças, no que tange os ambulatórios previstos em portaria.

Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS