Hospinorte realiza última reunião de 2021 e avalia o ano como de grandes dificuldades

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do RS (Hospinorte) realizou, na manhã de 30 de novembro, a última reunião do ano, fazendo uma avaliação dos últimos 12 meses. Segundo os representantes dos 13 estabelecimentos que integram a Associação, este foi mais um ano de grandes desafios e dificuldades para os hospitais: houve alta rotatividade de pessoal, que interfere na qualidade da assistência e resulta em custo para preparar os novos profissionais; financiamento do Estado não melhorou, aliás dificultou para os hospitais, em razão das metas que devem ser cumpridas, muitas vezes impossíveis; tabelas SUS e de convênios defasadas; não houve aumento das diárias hospitalares; represamento das cirurgias em razão da pandemia; e o custo dos hospitais em manterem leitos e pessoal permanente para atender aos pacientes Covid-19.

Por outro lado, concluíram que nunca na história se teve a oportunidade de mostrar tanto a importância dos hospitais para o sistema de saúde regional. Os hospitais menores conseguiram atender aos seus pacientes com resolutividade e no domicílio, ficando perto da família e diminuindo, muitas vezes, a sobrecarga do hospital de referência, no caso da região, o Hospital Santa Terezinha.

FORTALECER A REDE HOSPITALAR DA REGIÃO

Mesmo sabendo como foi importante a atuação de cada hospital, os presentes no encontro destacaram que ainda há dificuldade de mostrar, especialmente para as autoridades da área da saúde, que todos fazem parte de um sistema de saúde, até mesmo quem não tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Todos foram importantíssimos durante a pandemia”, enalteceu o presidente da Hospinorte, Lucir de Conto. Por isso, ele afirma que é necessário fortalecer a rede hospitalar de toda a região.

O momento também foi de planejamento para o próximo ano. Todos concordaram que é momento de conversar com a Federação dos Hospitais para buscar apoio nos contratos com o Estado e orientações jurídicas; com a AMAU e os prefeitos da região para mostrar a importância de cada unidade hospitalar na cidade e o relevante papel que tiveram durante a pandemia. Segundo os participantes, é hora de união, especialmente no grande desafio da retomada da normalidade e de fortalecer os hospitais, principalmente os pequenos.

Também já se começou a elaborar uma agenda de treinamentos para o próximo ano, de forma presencial, para capacitar os recuros humanos dos associados da Hospinorte, uma vez que esta é uma das grandes missões da associação dos hospitais.

Ao final, o presidente Lucir de Conto desejou a todos boas-festas. As reuniões retornam e fevereiro.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS