Hospinorte promove treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória Adulto e Pediátrica

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do RS – Hospinorte – promoveu, na tarde desta segunda-feira, 9, um treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória Adulto e Pediátrica abordando teoria e prática. A capacitação foi ministrada pelo médico Leonardo Urmann, do Hospital de Caridade de Erechim. Participaram representantes dos hospitais associados da Hospinorte. O evento teve duração de quatro horas.

De acordo com médico, saber identificar e prestar o primeiro atendimento no individuo vítima de parada cardiorrespiratória é a parte mais importante na sobrevida do paciente, por isso, o treinamento foi teórico, mas também prático, simulando situações usando manequins que imitam o corpo humano e utilizando equipamentos de socorro. “A parada cardiorrespiratória (PCR) está entre as emergências cardiovasculares de maior prevalência e com grandes taxas de morbidade e mortalidade”, destacou o médico.

Ele alertou que assim que constatado um caso de parada cardiorrespiratória é essencial que se solicite assistência médica e sejam iniciadas as manobras de reanimação ou ressuscitação cardiovascular (RCP), o mais rápido possível. Essa manobra tem como objetivo restabelecer o funcionamento do coração e pulmão, de forma a garantir a oxigenação do organismo e, assim, evitar lesões em tecidos e órgãos e, principalmente, evitar que ocorra qualquer lesão cerebral. Para que seja eficaz, essa manobra deve ser realizada com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto.

Conforme ressaltou o Dr. Leonardo, é primordial que haja uma capacitação, não apenas dos profissionais de saúde, mas a população leiga também deve ser orientada para que saiba agir de forma eficaz na identificação e no atendimento de casos de parada cardiorrespiratória. “É importante que se saiba como agir para prestar os primeiros socorros, que são primordiais para a sobrevida do paciente”, reforçou. Ele ainda enalteceu qual o papel de cada profissional durante a parada e, caso aconteça na unidade, como todos devem proceder de forma sincronizada. Além da abordagem com adultos, o palestrante também falou de casos de gestantes e crianças em parada cardiorrespiratória.

O treinamento seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS