Hospinorte promove treinamento sobre Manipulação Higiênica dos Alimentos

“Nutrição – Manipulação Higiênica dos Alimentos” foi o tema de mais um treinamento oferecido pela Hospinorte – Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul – aos seus associados. A capacitação foi realizada no dia 22 de novembro, no Anfiteatro do Hospital de Caridade de Erechim, e ministrado pela nutricionista Dinaura Copercini, do HC. Participaram cerca de 20 representantes dos hospitais associados de toda a região.

A palestrante, que falou sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, iniciou sua explanação conceituando quem é o manipulador de alimentos, que é a pessoa que lava, descasca, corta, rala, cozinha, ou seja, prepara os alimentos. Segundo ela, boas práticas de higiene devem ser obedecidas pelos manipuladores de alimentos desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a entrega para o consumidor.A nutricionista falou sobre higienização de utensílios e equipamentos, afirmando que é necessário que todas as superfícies do local, principalmente aquelas que entrarão em contato direto com os alimentos estejam perfeitamente limpas. Ela também abordou a higienização do ambiente, que deve ser de fácil limpeza, pois o mesmo deverá ser lavado diariamente após o preparo das refeições.

Foi enfática quanto ao lixo, que deve ser removido diariamente, quantas vezes for necessário, aconselhando o uso de lixeiras com pedal. Alertou, ainda, que o lixo não deve sair da cozinha pelo mesmo local onde entram as matérias primas, sendo que fora da cozinha deve ficar em local fechado. A profissional encerrou sua palestra apresentando o esquema do processo produtivo: recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, distribuição e descarte, se detendo em cada etapa da produção dos alimentos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS