Homenageados com a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro em 2018

Dr. Claudio Silveira é um dos mais importantes pesquisadores de Toxoplasmose

O Dr Claudio Silveira, Diretor Clínico do Instituto Oftalmológico Dr.Silveira – Erechim – RS e – Pesquisador chefe do Centro de Referência de Toxoplasmose de Erechim – RS, é um dos mais importantes pesquisadores de Toxoplasmose.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui titulo de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e titulo de Doutor em Medicina pela UNIFESP/EPM

Atuou como Presidente da Sociedade Brasileira da Comissão de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual – Gestão 2001/2002 e também é membro da Internacional Uveitis Study Group (IUSG) desde 2004. Autor e colaborador de vários livros, publicou vários trabalhos científicos na literatura nacional e internacional.

Na década 70, Dr Silveira inicia a observação de casos que levariam a uma importante descoberta: a toxoplasmose adquirida era a causa mais frequente de lesões oculares e não a forma congênita, como se pensava anteriormente. Essa descoberta modificou todos os conhecimentos sobre Toxoplasmose em todo o mundo. A partir de então, teve inicio importante parceria cientifica com o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP/EPM.

Em 1987 este trabalho recebe o Prêmio CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), e em 1988 o trabalho é publicado no American Journal of Ophthalmology. A partir deste trabalho iniciou-se um período de estudos que transformam Erechim em um centro de pesquisas para o estudo da toxoplasmose. Em 1990 inicia um estudo patrocinado por entidades de pesquisas internacionais (Fogarty) em colaboração com instituições brasileiras (CNPq). Este estudo mostrou que a região de Erechim apresenta o maior índice de toxoplasmose ocular em todo o mundo.A importância atribuída ao estudo da região de Erechim levou a realização de três reuniões no NIH (Instituto Nacional de Saúde dos EUA) financiadas pelo mesmo Instituto. A partir de então, vários trabalhos foram publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo como, Te New England Journal of Medicine, American Journal of Ophthalmology e Journal of American Medicine Association fizeram com que este grupo de pesquisadores tenha sido um dos mais citados na literatura mundial nos últimos anos.

Atualmente O Dr Claudio Silveira é referência no estudo e tratamento da Toxoplasmose. A experiência adquirida através destes anos transformou Erechim, em um centro de referência para o tratamento da Toxoplasmose.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS