Fonoaudióloga alerta para cuidados com o uso de fones de ouvido

Muito comum entre os adolescentes e bastante usado por profissionais, os fones de ouvido, se mal utilizados podem representar risco a saúde auditiva. Falando durante a programação da Rádio Cultura nesta terça-feira, 11, a fonoaudióloga Cassiane Dalla Rosa, sócia proprietária da Plena Centro Auditivo falou sobre o assunto.

Segundo Cassiane, o fone faz parte do dia-a-dia das pessoas  para ouvir música, atender o telefone ou outras atividades, porém cuidados são necessários. “Os conselhos de saúde orientam que se escolha o fone que mais se distancia do nosso canal auditivo”, disse a profissional.

A fonoaudióloga destacou também a importância dos cuidados com o equipamento. “Há um número muito grande de pessoas que desenvolvem infecções do canal auditivo, por que não fazem uma boa higienização, usam o fone úmido ou largam ele em qualquer lugar e isso tudo vai para nosso ouvido podendo causar uma infecção. Se puder optar, escolha um fone que fique fora da tua orelha”.

Cassiane Dalla Rosa explicou também sobre o uso dos fones com volume excessivo. “A OMS diz que passando da metade da graduação do som do equipamento você estará chegando no que é limite para uma estimulação saudável, passando desse ponto você está exercitando demais as células do ouvido e poderá colocar em risco a saúde auditiva”.

A profissional da Plena Centro Auditivo afirmou que o silêncio é importante para o ouvido e disse que mesmo quando é uma música agradável, se muito alta ela torna-se barulho e pode ser prejudicial para a audição.

Cassiane Dalla  Rosa finalizou destacando que  com uma boa higiene, a escolha adequada do fone e também a consciência de que o tempo e a quantidade de som não vão me prejudicar, o uso do equipamento pode continuar sendo feito sem que brevemente tenha que substituí-los por aparelhos auditivos.

A Plena Centro Auditivo fica na Rua Porto Alegre, 134, a uma quadra do Hospital Santa Terezinha em Erechim
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS