Festejos Farroupilhas iniciam oficialmente com o acendimento da Chama Crioula

Solenidade foi realizada na tarde de sábado, 14 de setembro

 

Com o acendimento da Chama Crioula 2019 do Acampamento Farroupilha de Erechim, a qual permanecerá acesa até o encerramento dos Festejos Farroupilhas, no dia 22 de setembro, foi aberta oficialmente a 11ª edição deste evento tradicionalista.

A solenidade de abertura oficial do Acampamento Farroupilha 2019 foi realizada na tarde de sábado, 14, com participação dos acampados, autoridades e comunidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt; do Presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo; da Coordenadora da 19ª RT, Cleusa Cecilia Visioli Sotoriva; do presidente da Câmara de Vereadores, Alderi Oldra; do Comandante do 13 BPM, Tenente Coronel Carlos Augusto da Cruz Soares; do presidente do Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, José Gelso Miola; da gerente do Sesc Erechim, Sandra Mariga Bordin; do presidente do Instituto Cultural Bota Amarela de Erechim (IBCA), Luiz Antônio Torres; do Patrono da Semana Farroupilha de Erechim, Antônio Carlos Nunes; secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

Após o Hino Nacional, houve o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual, Municipal, do MTG, do ICBA e do Acampamento Farroupilha. Em seguida, foi feita a homenagem ao Patrono do AF 2019, Antonio Carlos Nunes, com a leitura do seu currículo.

CHAMA CRIOULA DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2019

Para dar origem à Chama Crioula do Acampamento Farroupilha de Erechim foram fundidas a Chama Itinerante e a Chama Crioula. A Chama Itinerante foi acessa na sede da 19ª RT dia 1º de maio e percorreu a região passando por várias entidades. Em sua 13ª edição, prestou homenagem póstuma a Zulmir José Sotoriva, que com muita propriedade transmitiu valores sociais e morais, através da boa convivência coletiva e o fortalecimento do homem tradicionalista. O Vice-coordenador da 19ª RT, Armelindo Rosset, recebeu das mãos da patroa do GN Alma Crioula, Franciele Menegatti, a Chama Itinerante.

Os cavaleiros que conduziram a Chama Crioula também entraram a cavalo no Acampamento, ao som da música tema da Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, “Chama Farrapa” com interpretação de Lincon Ramos e composição de Érlon Péricles.  O tradicionalista e cavaleiro Derli Perin entregou a Chama Crioula para o Patrono do Acampamento Farroupilha, Antonio Nunes. Conduzida a pata de cavalo por 230 km de Tenente Portela a Erechim pelos bravos cavaleiros e cavaleiras, que firmes mantiveram-se na estrada, com bandeiras a tremular, os guardiões do candeeiro da Chama Crioula Estadual estão animados pelo dever cumprido. Chegaram em Erechim no dia 25 de agosto, ficando a chama sob a guarda do patrono e integrante do grupamento Antonio Nunes.

Em seguida, foram fundidas as duas centelhas, extinta a Chama Itinerante e a coordenadora da 19ªRT, Cleusa Sotoriva, o Prefeito Luiz Francisco Schmidt, e o Patrono da Semana Farroupilha 2019, Antônio Nunes, fizeram o acendimento do candeeiro que deu origem à Chama Crioula 2019 do Acampamento Farroupilha de Erechim. No momento seguinte, o Padre Valter Girelli abençoou o fogo, e a todos os presentes.  A distribuição da centelha aos galpões foi feita pelo Patrono Antonio Nunes.

PRONUNCIAMENTOS

A presidente da 19ª Coordenadoria do MT, Cleusa Sotoriva, agradeceu aos integrantes da Comissão Organizadora pelas horas incansáveis em que compartilhamos ideias para concretizar o Acampamento Farroupilha 2019, assim como a todos os acampados, pois sem eles não haveria Acampamento. Encerrou agradecendo a todos que compõem o cenário do AF, incluindo patrocinadores, apoiadores, Patrono e a todos os envolvidos no evento.

Também usaram da palavra o Patrono Antonio Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores, Alderi Oldra, e o Prefeito Luiz Francisco Schmidt.

O 11º Acampamento Farroupilha de Erechim é uma realização da ACCIE, Prefeitura de Erechim, 19ª RT, Instituto Cultural Bota Amarela, Fecomércio-RS/SESC e Sindilojas Alto Uruguai. Os patrocinadores do evento são Sicredi e Express Factoring Câmbio e Seguros e patrocinadores culturais o Master, Futura Agrícola, Sementes Estrela e Cavaletti. O evento conta com apoio cultural de Chiquito e Bordoneio e diversos apoiadores institucionais.

VALOR PARA O SANTA TEREZINHA

Durante a solenidade de abertura do AF, foi feita a entrega do cheque, no valor de R$ 28.280,58 ao Hospital Santa Terezinha, dentro do Projeto Abrace o Santa. Esse valor é resultado do jantar-baile de lançamento do Acampamento Farroupilha, que aconteceu no dia 24 de agosto, no CTG Galpão Campeiro, evento que contou com patrocínio cultural da AGBrasil Animação e Grupo Chiquito e Bordoneio e apoio de todos os tradicionalistas para que o resultado financeiro alcançasse seu objetivo, que culmina com essa doação hoje a essa importante instituição que cuida da saúde de toda a população regional. A entrega do cheque foi feita pelo proprietário da AGBrasil, Luiz Massaro, para o voluntário da Campanha Abrace o Santa, Jaime Pereira.

ATRAÇÕES DO PRIMEIRO DIA

O primeiro dia do AF de Erechim iniciou às 14h com Exposição de Cavalo Crioulo e Prova de Morfologia e Exposição de Automóveis Antigos Veteran Car Club Erechim. Após a solenidade oficial, foi aberta a Exposição Sobre Cultura Gaúcha do Ateliê Maria Paula, no Pólo de Cultura. Também houve demonstração de equoterapia, com a equipe do Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato Agrícola e Profissional São José. Na noite de sábado, 14, o show foi do Grupo Compasso Fandangueiro, no Pólo de Cultura.

FESTIVAL GASTRONÔMICO

A grande novidade deste ano do Acampamento Farroupilha, o Festival Gastronômico tem alcançado o sucesso esperado. No sábado, 14, foi grande o público para os assados de porco, assim como no domingo, 15, para os assados de ovelha. Preparados perto das escadarias que dão acesso ao Pólo de Cultura, desde as primeiras horas chamavam a atenção da população que foi até o AF, demonstrada através do número de pessoas que paravam à frente para fotografar a forma como eram assadas as carnes.

À frente do Festival Gastronômico está o dinâmico e inovador presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, cuidando de todos os detalhes para que tudo saísse perfeito, como aconteceu.

O Festival segue no dia 19 de setembro, quinta-feira, à noite, com assados de frango (primo-canto), massa e acompanhamentos. No feriado de 20 de setembro, o Festival encerra com Costelão e assados.

Nos outros dias, outra novidade está marcando o AF: o Celeiro dos Assados, que é um espaço gastronômico com carnes grelhadas selecionadas pelo próprio cliente, com acompanhamentos da culinária gaúcha e opção de sopa de agnoline. Todos as carnes serão assadas em um único local, inclusive os costelões, perto da escadaria de acesso ao Parque.

SEGUNDO DIA

O segundo dia do AF foi marcado pelo FestiArt Bota Amarela, realizado no CTG Sentinela da Querência. O evento teve por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição e da cultura popular do RS. Foi um festival artístico de danças envolvendo diversas entidades tradicionalistas nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana. Participaram desta edição do festival, invernadas de CTGs das cidades de Erechim e cidades vizinhas.  Foram lindas as apresentações artísticas.

Neste dia também teve continuidade a Exposição de Automóveis Antigos Veteran Car Clube Erechim, assim como a 3ª Feira do Artesanato, Comércio e Indústria, a Exposição sobre Cultura Gaúcha e também a Exposição das Etnias do Instituto Cultura Bota Amarela.

À noite, foi a vez de Délcio Tavares subir ao palco do Pólo de Cultura para fazer o seu show, sempre muito apreciado por todos.

Na segunda-feira, 16, as atrações foram a Missa Crioula e a Gincana Cultural entre os acampados.

PROGRAMAÇÃO

17/ TERÇA-FEIRA

19h30 – 3ª Conferência Municipal de Cultura – no Pólo de Cultura

20h – Show Grupo Os 4 Gaudérios, no Pólo de Cultura

18/QUARTA-FEIRA

14h – Tarde Cultural da Terceira Idade, com Grupo Os Gaudérios de Erechim, no CTG Sentinela da Querência

18h – Encontro da Academia Erechinense de Letas – Pólo de cultura

20h – Show Grupo Porteira no Pólo de Cultura

19/QUINTA FEIRA

20h – Show Cristiano Quevedo, no Pólo de Cultura

21h – A FESTIVAL GASTRONÔMICO – Assados de Frango

20/SEXTA-FEIRA

9h30 – Desfile Farroupilha, na Avenida Maurício Cardoso

13h – FESTIVAL GASTRONÔMICO – Costelão e assados

14h – Enduro Equestre, provas funcionais de Cavalo Crioulo

17h – Show Grupo Coração Gaúcho, no Pólo de Cultura

18h – Show Thomas Machado, no Pólo de Cultura

21/ SÁBADO

14h – Campeonato de Bochas Campeiras, no Parque

20h – Show Grupo Chiquito e Bordoneio, no Pólo de Cultura

22/DOMINGO

8h – Continuação Campeonato de Bochas Campeiras, no Parque

16h – Arriamento dos Pavilhões

17h – Show Grupo The Allpargatas

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS