Autoridades regionais parabenizam UFFS pelos seus 10 anos

Gestores de diferentes segmentos comemoram com a Universidade sua primeira década de existência

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) comemorou no último domingo, 15 de setembro, 10 anos. Com nove cursos de Graduação e quatro Mestrados no Campus Erechim, a Instituição já é referência no ensino superior público de qualidade. Confira abaixo as felicitações de diferentes autoridades da região do Alto Uruguai gaúcho.

Alderi Antônio Oldra, presidente da Câmara de Vereadores de Erechim

“Parabéns, UFFS, por exercer um papel muito importante de inclusão. Antes da sua chegada, os estudantes tinham poucas perspectivas de ingressar no Ensino Superior. Com a conquista da UFFS, mais de 90% dos estudantes, oriundos de escolas públicas, agora podem realizar seus sonhos, transformando suas vidas por meio da educação. Desejamos ao diretor Luís Fernando muita força, sabedoria e habilidade para fortalecer a UFFS e garantir o acesso às pessoas mais humildes, na Graduação e Pós-Graduação. O Poder Legislativo de Erechim parabeniza pelos 10 anos e deseja vinda longa à UFFS.”

Arnaldo Nogaro, reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

 

“A UFFS nos seus dez anos de existência demonstra sua relevância, importância e acrescenta muito para o desenvolvimento sócio, político, econômico, cultural e educacional da região. Parabenizamos toda a comunidade universitária pelo esforço de oferecer educação pública gratuita, de qualidade e criar novas oportunidades de acesso ao Ensino Superior. Desejamos prosperidade e muito êxito.”

 

 

Douglas Cenci, coordenador regional do Sutraf-AU

“A UFFS nasceu do sonho da organização e da luta de milhares de trabalhadores da Mesorregião Sul do Brasil. Um lugar que tinha níveis de desenvolvimento e de acesso ao Ensino Superior extremamente baixos, onde a falta de perspectiva forçava os jovens e muitas famílias a abandonarem seus sonhos. Nestes 10 anos de UFFS avançamos muito, milhares de filhos de agricultores e de trabalhadores urbanos tiveram a oportunidade de estudar. A Pesquisa e a Extensão vêm ajudando a região a se desenvolver, mostrando que a luta vale a pena. Agora precisamos garantir que essa conquista continue trilhando o caminho que orientou seu surgimento, prezando sempre pela inclusão dos mais pobres e dos que historicamente foram excluídos do Ensino Superior.”

Eduardo Angonesi Predebon, diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim

“O Campus Erechim da UFFS, ao longo dos últimos dez anos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento humano e social de toda a comunidade da Região do Alto Uruguai, outrora desassistida em Educação Pública superior, por meio de seus cursos de Graduação, com alto padrão de formação, bem como, com suas Pós-Graduações (lato e stricto sensu) de excelência; além de desenvolver, igualmente, ações de Ensino, Pesquisa e Extensão integradoras e inclusivas. Um conjunto relevante de ações impactantes e importantes para o desenvolvimento científico, humano e tecnológico regional que, certamente, trazem maiores oportunidades e inclusão, especialmente para aqueles que delas mais necessitam.”

Juliane Bonez, coordenadora regional de Educação (15ª CRE)

“A UFFS, desde sua instalação em nossa região, trouxe a presença e a garantia não somente do acesso mas, também de qualidade, seja para o Ensino, para a Pesquisa ou para a Extensão. Ter a presença de uma universidade pública e gratuita no município de Erechim é de fundamental importância quando se discute temas relativos a educação. Somos gratos às pessoas que constituem seu quadro e preocupam-se não somente com a Educação Superior, mas também com a educação básica desenvolvida em nossa região. Parabéns para todos! A UFFS é de todos! Dez anos construindo nossa história! Dez anos expandindo nosso conhecimento!”

Luiz Francisco Schmidt, prefeito de Erechim

“A UFFS – Campus Erechim representa para nossa cidade e região a oportunidade de, além da excelência no Ensino, a chance de uma Universidade gratuita, permitindo também aos menos afortunados pela sorte ter acesso ao Ensino Superior. Aos poucos vamos descobrindo a Universidade e ela também vai conhecendo nossa região. Ressalto o quanto é fundamental a Universidade Pública para a inclusão social e o desenvolvimento do País. Muitas trajetórias de começos e recomeços já passaram nessa década e outras tantas haverão de acontecer. O município de Erechim sente-se honrado em abrigar um campus da UFFS. Parabéns pelos 10 anos de atividades.”

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS