Feira do Produtor na Escola: experiência com hábitos saudáveis na alimentação

Serão realizadas 46 edições até o fim do ano em 12 Escolas.

Com a proposta de levar produtos mais saudáveis para dentro das escolas, assim como a Alimentação Escolar, o projeto Feira do Produtor na Escola já está acontecendo em Escolas Públicas e Privadas de Erechim.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, terá 46 edições ao longo do ano, em 12 Escolas Municipais, Estaduais e Privadas.

Na última semana, a ação foi na Escola Municipal Luiz Badalotti. A professora Mônica Zanella, que trabalha com as turmas do Pré A 01 de manhã e Pré A 02 à tarde, explica que no primeiro momento, a Direção da Escola envia para os pais no grupo do WhatsApp, o dia da feira e a lista de produtos com valores, para organização dos estudantes junto com as famílias. “Nós vamos comentando na sala de aula sobre a Feira, criando expectativa nas crianças. Também falamos sobre a importância de termos uma alimentação mais saudável, comendo saladas, frutas, verduras e produtos mais caseiros e menos industrializados”, comenta. “No dia da feira elas chegam eufóricas e entusiasmadas para as compras, onde cada criança leva sua sacola e fazem as compras de acordo com sua lista, com auxílio dos professores e monitores, conhecendo assim os feirantes e a variedade de produtos onde ficam empolgados para pagar e receber aquilo que compraram. Elas voltam pra casa felizes e realizadas”, pontua a professora.

Agricultura Familiar

A iniciativa visa incentivar a Agricultura Familiar e Agroindústrias, que além das oito Feiras do Produtor em Erechim, também são oportunizados a participarem desta ação. Atualmente, 15 produtores fazem parte, de acordo com a organização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar.

“Temos na Feira na Escola, a oportunidade do contato dos produtores com as crianças. É uma forma de carinho que eles recebem dos pequenos, dos estudantes. Já tivemos relatos muito bonitos dos produtores e isso também é uma forma de incentiva-los, desse trabalho tão importante que executam, levando pra mesa dos erechinenses, produtos de qualidade”, destaca o secretário Tobias Biazi.

A produtora de flores, Andressa Kalles, participa desde as primeiras Feiras em Escolas, desde 2019. “Quando iniciamos, não sabíamos como seria o envolvimento das crianças conosco, era uma novidade que ficamos com grande expectativa. A primeira feira que realizamos foi um sucesso, pois toda comunidade escolar se engajou”, lembra.

“A Feira oferece alimentos saudáveis, frescos, vindo direto das propriedades. Tem suco natural, verduras, queijos, salame, bolachas e as flores naturais que eles gostam muito. As crianças não só fazem compras, mas também aprendem administrar o próprio dinheiro que levam para a feira, tendo o poder de escolha para decidir o que estarão levando para casa. Percebemos a preocupação na administração para que não falte recurso para as compras que desejam realizar. Eles fazem pesquisa de preço e pedem desconto para poder contemplar todos os feirantes”, conta a produtora. “É algo bom para todos, algo diferente nas escolas, é um dia que a gente percebe que é muito esperado por eles, e uma oportunidade de venda para nós que produzimos”, finaliza Andressa.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS