Audiência pública proposta pelos vereadores Anacleto e André discutirá o novo reajuste da tarifa do transporte coletivo nesta quinta-feira

Parlamentares afirmam que decreto que aumenta a passagem para R$ 6,00 precisa ser revogado

Foi aprovado durante a sessão ordinária de terça-feira (16) o requerimento de autoria dos vereadores Anacleto Zanella (PT) e André Jucoski (PDT) visando à realização de uma audiência pública para discutir o recente decreto que aumenta a tarifa do transporte coletivo em Erechim, estabelecendo o novo valor da passagem em R$ 6,00. A fim de tratar sobre esta importante questão o mais rápido possível, a audiência ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 19h, no plenário da Casa Legislativa, com transmissão ao vivo da TV Câmara em seu canal no YouTube.

De acordo com os parlamentares, o expressivo aumento de 9,09% na tarifa não condiz com os índices inflacionários registrados no país. “O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo [IPCA] nos últimos 12 meses foi de 3,93%, só para termos uma ideia. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor [INPC], geralmente utilizado para o reajuste dos salários de trabalhadores, está em 3,40%”, detalham, salientando ainda a necessidade de adaptação do valor da tarifa à realidade financeira da comunidade erechinense. “O reajuste está totalmente fora da realidade vivenciada pela classe trabalhadora do município e do conjunto de usuários do transporte coletivo urbano, como é o caso dos estudantes”, completam.

Revogação do decreto

Anacleto ainda encaminhou um pedido de providências solicitando a revogação imediata do decreto, e, por meio de um requerimento de informações, demandou os seguintes esclarecimentos ao Poder Executivo: 1) Qual é a justificativa legal e técnica que sustenta o reajuste na tarifa do transporte coletivo urbano de Erechim? 2) Qual é o índice de inflação oficial dos últimos 12 meses utilizado pelo governo municipal para sustentar esse reajuste na tarifa do transporte coletivo urbano?

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS