Farmácia da URI visita novas instalações do Banco de Sangue de Erechim

Visando consolidar conhecimentos teóricos, estudantes do Curso de Farmácia da URI realizaram, no sábado, 06, uma visita de estudos nas novas instalações do Banco de Sangue de Erechim.

A iniciativa foi acompanhada pelas professoras Marisa Romani Paraboni, da disciplina de Imunologia Clínica, Juliane de Souza Roman, Mariluce da Rocha Jaskulski e Alexandra Nava Bresolin.

O grupo foi recebido pela farmacêutica Rita de Cássia Rodio Andric e demais colaboradores componentes da equipe técnica e se constituiu numa excelente oportunidade para o entendimento dos aspectos operacionais e técnicos referentes ao processo como um todo do ciclo interno do sangue.

As alunas receberam informações desde a seleção dos doadores, sistemas de identificação, coleta do sangue para exames necessários, separação do sangue e todos os requisitos técnicos até a liberação final dos hemocomponentes. Os produtos sanguíneos gerados estarão prontos e disponíveis para as Agências Transfusionais e hospitais da cidade e da região para posterior transfusões.

Segundo a equipe do Banco de Sangue, ainda não existe um substituto para o sangue humano e a  doação voluntária é fundamental para manter os estoques e atender as demandas da região. Uma bolsa de sangue doada é capaz de beneficiar múltiplos pacientes, uma vez que a quantidade de sangue total pode ser fracionada de acordo com os seus constituintes.

Além dos conhecimentos adquiridos, a visita foi uma oportunidade de alerta, pois os estudantes podem ser multiplicadores na comunidade, demonstrando a importância e incentivo a familiares, colegas e amigos para o ato de doação de sangue. O Banco de Sangue é de extrema importância regional para atender aos hospitais com qualidade e com a demanda necessária.

A visita de estudos enriqueceu a vivência prática acadêmica, inspirando para área de atuação profissional. Puderam, com isso, acompanhar os desafios e as responsabilidades enfrentadas pelos profissionais da área, inclusive compartilhar com diplomados da Universidade atuando na rotina de aprendizado.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS