Expo Erechim 2021 encerra com chave de ouro, números expressivos e muito otimismo

A Expo Erechim encerrou nesta segunda-feira, 15, com uma marca importante: o sucesso.

O último dia de Expo Erechim começou com um grande debate entre as principais lideranças da região e os responsáveis pela organização da feira. Proposto pela equipe de jornalismo da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista, participaram do debate o presidente da Amau e prefeito de Erechim Paulo Polis, o prefeito de Centenario e vice presidente da Amau Genoir Marcos Florek, o presidente e o vice-presidente da ACCIE, Fábio Vendrusculo e Roland Koller, além do vice-prefeito de Erechim, Flavio Tirello.

Num primeiro momento, os participantes puderam expor  suas ideias e fazer uma avaliação prévia da feira até o momento e falar sobre a  importância que ela representa para a sociedade, expositores, visitantes e economia em geral.

Quase que por unanimidade,  houve convergência no sentido de que foi de muita coragem organizar e executar uma feira desta grandeza em tão pouco tempo e com todas as dúvidas que pairavam em torno da pandemia e desconfiança de todos os setores da economia. “Mas a feira está aí para que quiser ver, está acontecendo dentro dos protocolos necessários e mais uma vez prova que precisamos correr riscos, sermos audaciosos, e principalmente unir esforços.” Pontuou Paulo Polis.

Outro ponto debatido foi a qualificação profissional e a dificuldade que as empresas estão enfrentando em relação à mão de obra. Muitas empresas buscando trabalhadores, inclusive em estande dentro da Expo Erechim e não consegue completar o quadro de colaboradores necessário para atender a demanda. Entre as possíveis soluções estão o ensino técnico proporcionado pelo Instituto Federal e todo o sistema S (Senai, Sebrae, Senac, Senar). “Mas eu vou um pouco além, pois este não é um problema exclusivo de Erechim. Ao mesmo tempo que temos um número expressivo de pessoas fora do mercado de trabalho, temos também inúmeras vagas em aberto e que as empresas não conseguem efetivar a contratação. Será que quem cuida da contratação não está muito no campo teórico e não prático? Será que não temos que reavaliar a nossa verdadeira necessidade?” Questionou Fabio Vendrúsculo.

Com uma estrutura que contou com dois pavilhões com estandes em área fechada, área externa para expositores do agronegócio, energia solar e grandes empresas, feirão do automóvel Sicredi, exposição do cavalo crioulo, praça de alimentação, área de food trucks, produtos de agroindústrias da agricultura familiar na Casa do Gaúcho, expositores de flores e artesanato. O evento marcou a retomada da economia em Erechim, bem como os eventos com a presença de público e contou com mais de 250 expositores dos setores da construção civil, indústria, comércio, agronegócio, agricultura familiar, energia solar, prestação de serviço, inovação e tecnologia.

O encerramento da feira ocorreu com chave de ouro e com números muito expressivos: São aproximadamente R$ 30 milhões em negócios concretizados, muitos outros prospectados, e 50 mil visitantes em quatro dias de feira, além de uma estimativa de arrecadação de cinco toneladas de alimento não perecível.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS