Estudante da Rede Estadual é destaque na Olimpíada Brasileira de Economia

Guilherme Rosin, ficou entre os 40 melhores participantes do país na competição

O estudante de 17 anos, Guilherme Rosin, da Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Raul Barbosa – Paulo Bento, participou recentemente da VII Olimpíada Brasileira de Economia – OBECON, onde obteve grande destaque na competição. A Olimpíada foi constituída por três etapas avaliativas, onde os participantes realizaram testes e provas com questões objetivas e dissertativas, relacionadas à Economia, Finanças e Negócios. Na primeira etapa, a competição contou com mais de 18 mil inscritos de todo o país, entre eles estudantes do nível médio e superior. Guilherme, foi selecionado para a segunda fase da Olimpíada, onde concorreu com 500 participantes que foram aprovados na primeira etapa, chegando à terceira fase da competição, que selecionou apenas 40 partícipes.

Sendo o único representante da região sul do país a estar entre os 40 melhores, e destes, entre os 5 participantes de escolas públicas, o estudante e entusiasta da Economia, esteve na cidade de São Paulo, entre 06 e 09 de junho, realizando as provas da terceira fase da Olimpíada.

Para reconhecer e parabenizar a grande conquista do estudante, a Escola Raul Barbosa, juntamente com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Paulo Bento, realizaram uma homenagem nas dependências da escola, na última semana. Já nesta quarta-feira, 19, Guilherme foi recepcionado na sede da 15ª CRE por servidores e professores, que conheceram um pouco mais da sua trajetória de estudos em Economia e ouviram sobre o processo de participação na Olimpíada.

Com o despertar de interesse pela área ainda muito cedo, Guilherme vem estudando sobre economia e finanças através da internet, livros e outras mídias, sendo um pesquisador e investidor da Bolsa de Valores, desde os 14 anos. Sendo também um estudante destaque na Matemática, já conquistou premiação de 1º lugar – região sul do Torneio de Educação Financeira, além de obter excelentes classificações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas – OBMEP.

Durante sua fala aos servidores da 15ª CRE, Guilherme colocou sobre como está se sentindo com essa conquista. “Foi uma experiência muito marcante na minha vida! Meu sentimento é de muita alegria, porque com tantos competidores na Olimpíada, não achei que chegaria tão longe e ficaria entre os 40 melhores. Outra coisa nova para mim foi a viagem a São Paulo, onde fui sozinho e os meus pais precisaram me emancipar para eu poder ir e, apesar de nunca ter ido tão longe, foi tranquilo”.

“Tive oportunidade de aprender muito, mas também de contribuir com as pessoas que conheci e fiz amizade durante a viagem. Além disso, participei de palestras e conversei com pessoas importantes do mercado econômico, como um dos diretores do Banco Central, Gabriel Galípolo, e um dos proprietários do BTG Pactual, André Esteves. O grande aprendizado que tiro dessa experiência e o incentivo que gostaria de deixar a outros jovens, é que a escola que você estuda ou a realidade social que você vive, não são impeditivos! Se vocês têm interesse por algum assunto, tempo e disposição para estudar, vocês conseguem sim, se destacar e chegar longe”, ressalta.

Por: Ascom 15ª CRE

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS