Erechim perde Miguel Gotler aos 88 anos

Erechim foi tomado de surpresa na tarde desta sexta-feira, 11, com a notícia do falecimento do Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Miguel Gotler.

Gotler, é natural de Carazinho e trabalhou como representante comercial. Ele veio de trem a Erechim em 1956, onde conheceu sua esposa Paulina Roismann Gotler com quem casou em 1959. Miguel teve cinco filhos, Mauro, Cassia, Sônia, André e Luciana, todos nascidos em Erechim. Foi empresário do ramo de comércio de calçados e confecções, sendo diretor da M. Gotler & Cia Ltda. de 1962 a 1998. Durante esse período exerceu diversas atividades paralelas, tanto em órgãos municipais, quanto em entidades de prestação de serviços à comunidade.

De 1959 a 1970 foi diretor do Departamento de Futebol do Ypiranga Futebol Clube. Também foi vereador pelo MDB por dois mandatos (1968/1972 e 1973/1976), sendo líder da bancada, quando da votação do projeto para compra do prédio para instalação da extensão do Centro Universitário de Passo Fundo, atualmente URI Erechim.

Intermediou a construção do Núcleo do Sesi Erechim e foi vice-presidente do CMD – Conselho Municipal de Desportos de Erechim entre 1968 e 1976, ocasião em que participou da promoção dos Jogos Intermunicipais do RS, da vinda da seleção Uruguaia de voleibol, que jogou com a seleção gaúcha em 1972. Nesta época idealizou e intermediou a vinda da TV Alto Uruguai, atual RBS TV Erechim, tendo sido o primeiro apresentador de esportes da emissora de 1972 e 1974.

Até 1980 foi Delegado Especial da Federação Gaúcha de Futebol. Fundador, foi presidente do Comtran – Conselho Municipal de Trânsito de Erechim de 1978 a 1986, e segue como seu conselheiro. Intermediou a vinda de técnicos do GEIPOT para fazer o projeto do sistema viário de Erechim.

Sócio fundador, presidiu o Lions Clube Erechim Cinquentenário nos anos de 1982 e 1986. Também participou da comissão para agilização do asfaltamento da BR 153 e da construção da ponte sobre o Rio Uruguai junto a outras lideranças da comunidade, entre elas o então presidente da Accie, Romeu Madalozzo.

Gotler foi fundador do Consepro – Conselho Pró-Segurança Pública de Erechim em 1988, é seu atual presidente desde o ano de 1992.

O velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores.

A Prefeitura de Erechim se solidarizou com os familiares e amigos e prestou homenagem pelo trabalho desempenhado em favor do Alto Uruguai Gaúcho através de nota oficial.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS