Erechim deve decretar situação de emergência agrícola devido à estiagem

O secretário municipal de agricultura, Wiliam Racoski (PSB) foi o entrevistado do programa Estúdio Boa Vista desta quinta-feira, 23. Ele falou sobre a situação gerada pela falta de chuvas em nosso município e discorreu sobre outros temas relacionados a sua secretaria.

Segundo Racoski já falta água em algumas propriedades. “Infelizmente temos propriedades, principalmente na região da Linha Paca, que já estão sem água. Reperfuramos um poço na no início do ano, mas algumas propriedades onde a água da comunidade não chega já estão sem água”, afirmou o secretário.

De acordo com o secretário os pedidos por água aumentaram na última semana. Racoski falou que o município já trabalha para a aquisição de mais um caminhão pipa. “Desde a metade do ano quando se confirmou a tendência de La Nina, encaminhamos uma licitação de registro de preço de mais um caminhão pipa. Hoje a prefeitura tem dois caminhões para esse serviço”.

Willian Racoski disse que se não chover até o início do ano os problemas poderão aumentar. O secretário informou que a captação de água a ser distribuída é feita em um poço artesiano existente no Mercado Popular.

Decreto de Emergência Agrícola

Racoski confirmou que o município deve decretar situação de emergência agrícola ainda neste ano. Na região pelo menos 11 municípios já estão na mesma situação. “Provavelmente vamos decretar situação de emergência agrícola. A Emater já fez a apuração dessas perdas”. Ele afirmou que com a decretação de emergência, o município pode acessar recursos de políticas tanto nacionais como estaduais para amenizar a situação causada pela estiagem, como cisternas, poços artesianos e melhoria de vias.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS