Equoterapia do Patronato recebe visita do curso de Fisioterapia de Frederico Westphalen
Vinte e oito alunos estiveram em Erechim
O Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato Agrícola e Profissional São José recebeu, no final de novembro, a visita de 28 estudantes do Curso de Fisioterapia da URI Campus Frederico Westphalen. Eles conheceram as instalações do Patronato, onde é desenvolvida a prática da equoterapia. São dois picadeiros fechados, dois abertos, um local de apoio às famílias, os estábulos e toda área verde onde os praticantes podem percorrer a cavalo.
O Patronato já mantém parceria com o curso de Fisioterapia da URI Erechim, sendo campo de estágio para os alunos. Acompanhados pela professora da disciplina, afirmaram que gostaram do que viram como é realizado o trabalho pela equipe técnica, que é constituída por uma fisioterapeuta, uma assistente social, uma psicóloga e equitação, com conhecimentos de acordo com as normas da Associação Nacional de Equoterapia – Ande/Brasil, assim como pessoal de apoio.
A Equoterapia constitui-se em um método terapêutico e educacional baseado na interação do praticante com o cavalo, sobre o cavalo e usufruindo do meio ambiente onde o mesmo vive, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Desta forma, a Equoterapia aplica as metodologias da equitação clássica e atividades equestres para proporcionar, ao praticante, benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais. É um método de reabilitação e educação que trabalha o praticante de forma global.
A prática da Equoterapia é indicada para síndrome de down e autismo, paralisia cerebral, depressão, estresse e psicoses, lesões neuromotoras, doenças degenerativas, AVE (Acidente Vascular Encefálico) e TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), doenças de Parkinson e de Alzheimer, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, deficiência auditiva, visual e intelectual, dificuldades de aprendizagem e linguagem.