Acadêmicos e docentes de Enfermagem desenvolvem Projeto na UBS Presidente Vargas

       Os acadêmicos do décimo semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim, puseram em prática o projeto de extensão “Cuidado à família no processo de morrer, morte e luto”, que teve lugar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Presidente Vargas.

        A iniciativa teve como meta fazer com que os acadêmicos tivessem um olhar direcionado aos cuidados paliativos prestados na UBS, em especial à família que vivencia este momento. Assim, a proposta foi realizar uma conversa com agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos que atuam neste ambiente.

        A ação contou com a participação das professoras e enfermeiras Luana Ferrão e Neiva de Oliveira Prestes, que abordaram conceitos de luto, modos de diálogos com a família, troca de experiências e atividade lúdica que buscaram ressaltar a importância do trabalho em equipe, já que a temática ainda traz muito preconceito e medo entre os profissionais.

     Conforme a equipe que atuou no projeto, o conhecimento coletivo acerca das possíveis manifestações é de grande importância para o melhor atendimento ao paciente e à família, já que ela poderá, muitas vezes, compreender as reações apresentadas e intervir de acordo com as necessidades e demandas do indivíduo em cada etapa. A equipe de saúde deve estar capacitada para envolvê-los no cuidado, facilitando o enfrentamento da situação e prevenindo complicações do luto.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS