Emater apresenta resultados para lideranças do Alto Uruguai

A ação da Extensão Rural e Social da Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), voltada aos resultados de 2019 e planejamento para 2020, foi apresentada para prefeitos, autoridades, lideranças da região do Alto Uruguai, em Erechim, nesta quinta-feira (12/12), na sede do Sindicato Rural de Erechim. Também participaram empresários, representantes de cooperativas e extensionistas.

Participaram do ato de abertura o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Juliano Zuanazzi, o vice-presidente da Famurs, prefeito Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, e o secretário municipal da Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Altemir Barp, representando o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt. Em seguida, a Gerência Regional, Gilberto Tonello e Marcos Gobbo, apresentou a estrutura organizacional e estrutural e dados com ações que abrangeram as mais de 14 mil famílias assistidas em 2019, nos 32 municípios do Alto Uruguai, que compõe a região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, desenvolvidas por 110 extensionistas.

Na sequência, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, falou das ações e programas do Estado e destacou a abrangência da Instituição. “A Emater está presente em todos os municípios do Estado”, observou. “Estamos fazendo uma prestação de contas e ouvindo as lideranças”, complementou. Sandri destacou a atuação da Instituição, avaliando que 210 mil famílias são atendidas com ações de Extensão Rural e Social no Estado, como de Assistência Técnica, de formação, capacitações, cooperativismo, associativismo e com agroindústrias. “Trabalhamos com a missão do promover o desenvolvimento rural sustentável no Rio Grande do Sul”, complementou. Outro ponto enfatizado pelo presidente foi gestão e qualidade dos serviços. “Estamos pensando não só nesta administração, mas para a próxima geração”, disse. O presidente da Emater/RS destacou ainda a importância das parcerias com as prefeituras e entidades na execução das ações da Instituição. Agradeceu aos prefeitos, às entidades, aos empresários e lideranças presentes no evento.

Agroindústria

No evento, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, também entregou ao produtor Jandir Pertussatti, de Mariano Moro, o Certificado de Inclusão da Agroindústria Q’Formaio (queijaria) ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Das 172 agroindústrias cadastrada no Peaf na região do Alto Uruguai, 127 já estão incluídas no Programa.

Cetre

O presidente também recebeu do coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), Jorge Silveira, um documento referente ao 1º curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural ministrado neste ano no Cetre, para um grupo de 24 jovens do Alto Uruguai.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS