No último sábado (16), Erechim foi surpreendida por uma intensa chuva que resultou em inúmeros transtornos devido à grande quantidade de água em um curto espaço de tempo. A Força Voluntária relatou atender cerca de 80 ocorrências, excluindo as dos bombeiros, que incluíram árvores caídas nas vias públicas, problemas de sinalização e orientações aos condutores sobre o tráfego. Além disso, houve destelhamentos e distribuição de lonas às famílias afetadas pelos fortes ventos.
No domingo (17), o prefeito Paulo Polis, fez um balanço nas redes sociais, destacando que a enxurrada resultou em 60 casas destelhadas, incluindo uma escola, e vários pontos de alagamento devido à intensidade da chuva em um curto período. Cerca de 15 rolos de lona foram distribuídos para cobrir temporariamente as casas afetadas, enquanto um segundo momento de avaliação caso a caso está previsto. Polis enfatizou o compromisso de fornecer telhas ou brasilit às famílias em situação de vulnerabilidade.
O prefeito também expressou gratidão pela rápida resposta e eficiência da Força Voluntária, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretarias de Obras, Assistência Social, Cultura e todos os envolvidos nas operações de socorro.
De acordo com o secretário de Obras, Mario Rossi, em apenas 15 minutos, choveu 85 milímetros, resultando em uma situação desafiadora que causou dificuldades na galaria dos bairros Progresso e São Cristóvão. No entanto, a situação foi normalizada posteriormente.