Enfermagem URI assume compromisso social de promover a saúde da comunidade

Acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI desenvolveram diversas atividades de educação e promoção da saúde ao longo do primeiro semestre deste ano. Todas dentro das disciplinas de Saúde Coletiva, que acentuam a visibilidade da qualidade da Universidade no município e região.

Dentre elas, destaque para a realização de educação em saúde com mulheres carentes do Bairro Progresso sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e métodos contraceptivos, desenvolvidas no mês de março, relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

Em abril, foram realizadas atividades que marcaram a Semana Mundial da Saúde nas UBSs dos bairros Bela Vista e Progresso, de Erechim. Os acadêmicos repassaram orientações à população sobre cuidados com diabetes, hipertensão, uso de medicação controlada, alimentação, vacinação, risco de quedas, lazer, prática de exercício físico, quando promoveram sessões de alongamento e o “Bingo da Promoção da Saúde”. Os alunos também realizaram atividades de orientação sobre a importância do exame citopatológico de colo de útero, recomendando para que as mulheres façam esse exame anualmente.

Ainda na Semana Mundial da Saúde, os acadêmicos realizaram, na UBS Progresso, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Esta prática foi executada de forma espontânea conforme demanda dos usuários, para monitoramento e diagnóstico precoce, quando também foram realizados testes para verificação de glicose, pressão arterial e orientação em saúde.

Nos meses de abril, maio e junho, outras intervenções importantes foram realizadas nas Escolas Bela Vista, Lourdes Galeazzi e CAIC Cristo Rei a partir do Programa Saúde na Escola. Foram atividades de educação e promoção da saúde voltadas à prevenção da dengue, a importância da vacinação dos adolescentes contra Covid-19, prevenção de ISTs e de gravidez precoce, além da sensibilização dos adolescentes sobre os compromissos e desafios relacionados a uma gravidez precoce. As iniciativas foram desenvolvidas a partir de rodas de conversa e atividades lúdicas, como teatros e oficinas.

Nos meses de maio e junho foram também realizadas ações sociais com famílias vulneráveis do Bairro Progresso quando os estudantes arrecadaram alimentos, cobertores, roupas, brinquedos e outros materiais básicos para doação. Foram realizadas também atividades de alongamento e ginástica, bem como orientações sobre a importância da atividade física nas salas de espera da UBS Progresso. Neste período, ainda, auxiliaram na organização de uma atividade de educação permanente com os Enfermeiros sobre consulta de enfermagem no pré-natal e prevenção de sífilis congênita.

Estas ações foram desenvolvidas pelas turmas 2019 e 2020, orientadas e supervisionadas pelas professoras Ana Paula Resende Zaions e Marciane Kessler. Elas ressaltaram que, conforme a Política Nacional da Atenção Básica, as Unidades de Atenção Básica devem considerar o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sociocultural, buscando principalmente a promoção de sua saúde e a prevenção de doenças.

Para isso, a atenção à saúde e o olhar dos profissionais deve estar voltado para a comunidade, território, domicílio e instituições como escolas e empresas. Ainda, conforme as docentes, levar informação e conhecimento em saúde para a população e facilitar o acesso ao serviço por meio das atividades na comunidade é uma das formas mais efetivas de garantir o direito da população à saúde, objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS).

As professoras destacaram que as parcerias entre curso de Enfermagem e a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim e a receptividade dos profissionais têm possibilitado qualificar a formação dos acadêmicos, ampliada e qualificada as ações nos serviços de saúde, o cuidado no território e com as famílias.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS