Encontro de Migrantes é realizado em Erechim

Na tarde de sábado, 03, na sala São José do Seminário Nossa Senhora de Fátima, ocorreu encontro com migrantes na cidade de Erechim, promovido pelo Padre James-son Mercure, haitiano, coordenador do setor de Mobilidade Humana do Regional Sul 3 da CNBB e do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (CIBAI) dos padres carlistas scalabrinianos de Porto Alegre, acompanhado pelo voluntário venezuelano Jesus Guayapero.

A Cáritas diocesana apoiou o encontro e assessorou na organização e convite aos migrantes. Com a presença de aproximadamente 60 haitianos e senegaleses, após a acolhida dos migrantes e dos assessores do encontro pelo coordenador diocesano da Cáritas, João Agnoletto, padre James-son iniciou o encontro apresentando-se e animando a todos a partilhar as conquistas e desafios.

Os participantes puderam então verbalizar as grandes dificuldades enfrentadas, desde a chegada ao Brasil, distantes de sua pátria.

O professor universitário Sérgio Mosele, presente no encontro, ressaltou a importância das associações dos migrantes e também situou a realidade desafiadora que os migrantes enfrentam em nosso município bem como as conquistas já alcançadas.

Padre James-son discorreu também sobre alguns aspectos frente à atual crise que afeta a sociedade como um todo, atingindo especialmente os migrantes, como desemprego, insegurança alimentar, dificuldades com o idioma, regularização da documentação, acesso à moradia e à saúde entre outros. Frisou que o objetivo do encontro foi de conhecê-los, conhecer suas realidades e dificuldades para melhor ajudar na organização das associações e outras ações concretas.

Foram algumas horas muito proveitosas com troca de experiências e informações entre os migrantes.

O encontro foi finalizado com um momento de confraternização entre os migrantes

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS