Encontro de Formação Musical da OCE oferece oportunidade única para os amantes da música em Erechim

Com oficinas gratuitas, a OCE pretende incentivar o desenvolvimento artístico de músicos e cantores amadores, promovendo novas habilidades musicais

A Orquestra de Concertos de Erechim (OCE) traz a Erechim uma experiência musical enriquecedora e acessível. Com o objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento de músicos locais, o primeiro Encontro de Formação Musical acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, no Clube do Comércio de Erechim, e oferecerá uma série de oficinas gratuitas ministradas pelos professores da OCE.

O diretor artístico e regente da OCE, Maestro Bernardo Grings, expressou entusiasmo ao falar sobre a oportunidade única que o encontro traz para a cidade. “Estamos muito felizes em oferecer essa oportunidade gratuita para a comunidade de Erechim. O Encontro de Formação Musical ressalta um compromisso inerente à nossa Orquestra de promover o desenvolvimento artístico e cultural na região, proporcionando uma plataforma de aprendizado e crescimento para os amantes da música”, afirmou o Maestro Grings.

Além das oficinas, o Encontro de Formação Musical da OCE encerrará com o Concerto Sinfonia de Talentos, no domingo, dia 6 de agosto, também no Clube do Comércio. Este concerto especial contará com a participação dos alunos da Escola de Música da OCE, com o intuito de demonstrar os resultados já obtidos no trabalho feito no decorrer do ano. A entrada para o concerto é gratuita, e toda a comunidade está convidada a prestigiar e se encantar com os talentos locais.

Mais do que nunca, a OCE está empenhada em oferecer atividades acessíveis à comunidade, reforçando seu papel na formação musical. Este evento faz parte do Projeto “Manutenção dos grupos culturais da OCE – Orquestra de Concertos de Erechim”, financiado através do Pró Cultura RS da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto conta também com o patrocínio das empresas: Cavaletti Cadeiras Profissionais, Cercena, Plaxmetal, Sementes Estrela e Usitec Peças.

Confira abaixo a programação completa das oficinas do Encontro de Formação Musical da OCE:

Oficina de Canto Coral e Fisiologia da Voz

Voltada para todos os interessados em compreender e desenvolver a Voz, através do canto em conjunto.Serão abordados conteúdos sobre o mecanismo vocal e os cuidados necessários para manter a voz saudável, com foco em exercícios técnicos de canto.

Oficina de Instrumentos de Sopros (Flautas Doce e Transversal, Clarinetes e Saxofones)

Destinada a músicos que já tem iniciação em algum destes instrumentos e que sabem ler partituras. Entre os conteúdos a serem abordados estão a emissão de som e postura corporal, respiração e embocadura, articulação, afinação e timbre, além de elementos de interpretação e performance. É necessário trazer seu instrumento.

Oficina de Violino

Assim como a oficina de sopro, o curso de violino busca proporcionar o aprimoramento do conhecimento prático e teórico deste instrumento. Abordará questões como a postura corporal, técnicas de arco, afinação, sonoridade, e ainda a performance em grupo. É necessário trazer seu instrumento e ter domínio básico da leitura de partituras.

Oficina de Introdução à Regência Musical

A oficina de Introdução à Regência Musical proporcionará uma visão abrangente dos fundamentos da regência. Serão abordados temas como a função da regência musical ao longo da história, postura, padrões gestuais, técnicas de condução, entradas, cortes e a importância da liderança do regente na condução e motivação de grupos musicais. É necessário ter domínio básico da leitura de partituras.

Oficina de Teoria Musical

A oficina de teoria e percepção musical destina-se a todos os interessados em iniciar ou aprofundar seus estudos acerca da escrita e leitura musical. A oficina abordará de forma sintética princípios básicos como propriedades do som, elementos de linguagem musical, figuras e símbolos musicais, bem como noções mais avançadas como tonalidades, intervalos, escalas, forma e estrutura entre outros conteúdos que compõem este universo da escrita musical. É necessário levar lápis e borracha.

Dúvidas ou informações:

(54) 99147-3480 e orquestradeconcertos.erechim@gmail.com

Inscrições no Link:

https://forms.gle/iRwiayWxrCXvUM1d9

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS