Empresas industriais de médio e grande porte investiram R$ 36,9 bilhões em P&D em 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou na quarta-feira (20), que em 2022, as empresas industriais inovadoras com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram R$ 36,9 bilhões em atividades internas depesquisa e desenvolvimento ( P&D). As empresas inovadoras da Indústria de transformação foram responsáveis por 83,5% desse valor e as das Indústrias extrativas, por 16,5%.

É o que mostra a Pesquisa de Inovação Semestral 2022: Indicadores Básicos, pesquisa experimental realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os dados serão apresentados hoje, 20 de março, às 10 horas, no Espaço Data ABDI, na cidade de Brasília-DF. Estarão presentes o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, além de diretores e equipes técnicas das instituições. O evento será transmitido no portal do IBGE.

A maior parte (86,3%) desse montante investido em atividades internas de P&D foi realizada pelas grandes empresas, com 500 ou mais pessoas ocupadas, ao passo que 7,8% provieram das empresas inovadoras de 250 a 499 pessoas ocupadas e 5,9% das empresas de 100 a 249 pessoas ocupadas.

“Vale destacar que as atividades com maiores proporções de empresas inovadoras que realizaram dispêndios em atividades internas de P&D foram as mesmas que proporcionalmente mais investiram em relação ao total de empresas: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (92,9%), Fabricação de produtos químicos (74,1%) e Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (68,8%)”, analisa o gerente de Pesquisas Temáticas, Flávio José Marques Peixoto.

No que se refere à distribuição dos investimentos em atividades internas de P&D, além das empresas das Indústrias extrativas (16,5%), as principais atividades que somadas representaram mais da metade dos dispêndios em 2022 foram: Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (13,0%), Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (11,9%), Fabricação de produtos alimentícios (9,7%), Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (9,4%) e Fabricação de produtos químicos (8,9%).

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS