Em meio à possível grave em Universidades e Institutos Federais, governo se reúne com reitores

Paralisações estão previstas em 18 instituições a partir da próxima segunda-feira (15)

Na tarde desta quinta-feira (11), foi realizada uma reunião entre o governo federal a direção da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). A reunião com reitores foi convocada em meio ao indicativo de greve por sindicatos que representam, ao menos, 18 universidades federais, que já deliberaram a favor de greve a partir da próxima segunda-feira (15).

A cobrança de servidores por reajuste salarial e os movimentos de greve já deflagrados nas instituições de ensino devem estar na pauta. Segundo levantamento da Andifes, já estão em greve servidores da Universidade Federal do Rio Grande (RS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (MG).

Professores e funcionários técnico-administrativos de institutos federais – não ligados à Andifes – também já deflagraram greve. Segundo o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), ao menos 445 unidades aderiram ao movimento até a última terça-feira (09). As aulas, na maioria das instituições, estão suspensas.

Os servidores reivindicam reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas do governo anterior e recomposição do orçamento das instituições educacionais. O movimento também pede reajuste imediato dos auxílios e bolsas de estudantes.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS