Emater/RS-Ascar realiza reunião com beneficiários do programa de Recuperação da Fertilidade do Solo de Barra do Rio Azul

A Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Erechim, realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira (10/04), no Centro de Eventos de Barra do Rio Azul, com os beneficiários do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo do município, visando orientar sobre procedimentos referentes ao edital II deste programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A reunião contou com a participação da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, e do adjunto, Andre Gazzoni. Durante o encontro, extensionistas da Emater/RS-Ascar, equipes da Prefeitura e de empresas vencedoras do processo de licitação expuseram a organização e etapas para execução do projeto. Através do programa serão disponibilizados recursos para a recuperação de áreas cultiváveis de municípios que tiveram perdas decorrentes dos eventos climáticos de chuvas intensas e alagamentos, ocorridos entre os dias 2 e 6 de setembro e entre os dias 2 e 3 de novembro de 2023, visando a recuperação da capacidade produtiva.

O objeto do convênio é a contratação de horas máquina, aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura para os municípios que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no item 4 do edital. O Governo do Estado repassará recursos aos municípios, por meio de convênios, para a aquisição e distribuição dos insumos aos agricultores.

A equipe técnica da Emater/RS-Ascar lembrou que o município de Barra do Rio Azul foi inserido no edital por conta da catástrofe ocorrida no dia 3 de novembro de 2023, quando o excesso de chuvas provocou uma enchente sem precedentes no município. Também explanou sobre os critérios de seleção dos agricultores com a avaliação pelo Conselho Municipal de Agricultura que participou ativamente desta etapa.

Os recursos que são repassados pelo Governo do Estado à Prefeitura serão utilizados para aquisição de insumos como calcário, superfosfato triplo, gesso e mix de sementes de cobertura. Em todas as propriedades beneficiadas serão feitas uma análise de solos da área afetada para subsidiar a aplicação dos insumos.

Na região do Alto Uruguai, além de Barra do Rio Azul, foram contemplados com recursos os municípios de Barão de Cotegipe, Benjamin Constant do Sul e Três Arroios.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS