Eleitores podem votar na Consulta Popular a partir desta terça-feira 

Começa nesta terça-feira, 26, a mobilização regional para a votação na Consulta Popular, que vai apontar as prioridades para serem incluídas no Orçamento Estadual do ano que vem. Os eleitores podem votar em apenas um projeto até quinta-feira que vem, 28, pelo site consultapopular.rs.gov.br, das 7h às 24h. Na hora da votação, o eleitor deverá informar o número do título eleitoral.  

Conforme o Presidente do COREDE Norte, Paulo José Sponchiado, o processo abre espaço para que a população escolha parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do governo do estado. Qualquer pessoa com título de eleitor pode participar. Os projetos mais votados, diz Sponchiado, vão receber os recursos destinados pelo governo gaúcho. 

        As prioridades da região do COREDE Norte, que tem 32 municípios, foram definidas na Plenária Regional realizada no dia 07 de junho. Para este ano, o valor disponibilizado para a Região Norte do Estado ficou em R$ 2.694.891,30.. Ficou definido que a cédula de votação terá 10 opções de projeto, sendo que cada pessoa deverá escolher um deles para receber recursos da Consulta Popular.

        Os projetos a serem votados são: reaparelhamento dos órgãos de segurança; regionalização do turismo; apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte; ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS; apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; manejo e conservação do solo; implementação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem; saúde da família PPC – aquisição de veículo; apoio à recuperação de estradas vicinais; e mais água.

        A destinação de recursos será feita de acordo com a votação recebida por cada projeto, ou seja, 40% para o 1º lugar; 30% para o 2º; 15% para o 3º; 10% para o 4º; e 5º para o 5º lugar. 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS