Eleição para o presidente que fará a liquidação da Cotrel

Jovelino Baldissera
Luiz Paraboni

No próximo dia 14 de agosto, às 14 horas, deve acontecer assembleia extraordinária com os 210 delegados da Cotrel para eleger o novo presidente da cooperativa, e não será uma simples eleição como acontece em várias outras instituições. Essa é para eleger o presidente que deverá fazer a liquidação da Cotrel.
Há poucos dias a primeira assembleia dos delegados teria sido adiada por falta de quórum, mas apareceram dois nomes para disputar presidência que irá efetuar a liquidação da Cooperativa Tritícola Erechim Ltda Cotrel, o atual presidente, Luiz Paraboni, e o ex-presidente do Sicredi, Jovelino Baldissera.
Não consigo entender o motivo de existir disputa para presidir uma cooperativa onde não resta mais nada a fazer, a não ser administrar a liquidação, embora que, o presidente eleito continuará recebendo seu salário até o último dia da liquidação, que deve gerar muita dor de cabeça.
O novo presidente terá de coordenar a divisão do pouco patrimônio que ainda existe para pagamento das dívidas com os bancos, tributos, produtores e muitas ações trabalhistas, ou seja, só restará administrar o fechamento definitivo da Cotrel, que chegou a ser uma das maiores cooperativas do Brasil e um exemplo para o sistema cooperativo. Acho estranha uma disputa eleitoral para a presidência de uma instituição que fechará as portas.
Começa o último e mais triste capítulo da Cotrel, que um dia esteve entre os maiores orgulhos da região do Alto Uruguai. Mas nem tudo é triste neste momento. O que fica de bom é que a semente plantada por ela continua gerando milhares de empregos nos dois frigoríficos e aos integrados de toda a região, através de duas grandes outras cooperativas.

 

Por Egidio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS