Dom Adimir ordena diácono o seminarista Leonardo Silva Pereira Fávero

Presidindo missa na Catedral São José, neste sábado, 31, dia de Santo Inácio de Loyola, véspera do início do mês vocacional e da celebração festiva do jubileu de ouro da Diocese de Erexim, Dom Adimir ordenou diácono o seminarista Leonardo Silva Pereira Fávero, da Paróquia N. Sra. da Salette, Três Vendas. Foi a sua primeira ordenação diaconal, assim como realizará sua primeira ordenação presbiteral no dia 19 de setembro, em Cascavel.

A missa foi concelebrada pelo Mons. Cleocir Bonetti, Bispo eleito de Caçador, SC e por outros 29 padres, com a participação de dois diáconos, seminaristas, religiosas, familiares e amigos do novo diácono e pessoas da comunidade e foi animada pelo coral N. Sra. de Fátima, regido pelo Pe. José Carlos Sala.

Após a homilia, Dom Adimir interrogou o ordenando a respeito de suas disposições para o ministério e convidou a todos a invocar a intercessão dos santos e santas através da ladainha, durante a qual todos ajoelharam e Leonardo se prostrou ao chão em sinal de humildade e total dependência de Deus. Concluída a invocação, o Bispo impôs as mãos sobre Leonardo e pronunciou a oração consecratória, conferindo-lhe a ordenação diaconal. A seguir, Pe. Clair entregou a estola ao novo diácono e amigos lhe deram a dalmática, a veste diaconal. Dom Adimir lhe entregou o Evangeliário e lhe deu o abraço de paz. Os padres fizeram o mesmo. A celebração prosseguiu com a profissão da fé.

No final da celebração, houve algumas manifestações.

A homilia de Dom Adimir

De início, ele lembrou que a Diocese está vivendo a alegria do ano jubilar de ouro com o ponto alto de suas celebrações no dia seguinte, coincidindo com o da sua instalação em 1971. Mas a ordenação diaconal de futuro padre da Diocese, a primeira que ele estava realizando, é alegria maior. É dom de  Deus para a Igreja Particular, motivo de especial gratidão a Ele. Desejou que a ordenação suscite novas vocações ao ministério ordenado, fortaleça os já ordenados, confirme os leigos e leigas em sua missão, dê novo impulso aos religiosos e religiosas. Na sequência, referiu-se à primeira leitura da missa, que lembrava a instituição dos diáconos na Igreja nascente e à segunda leitura, com a exortação de São Paulo na carta aos filipenses: “Vivei à altura do mistério de Cristo”, lema do ordenando ao diaconato. A partir do Evangelho, que falava do mandamento do amor, ressaltou o espírito que deve animar a todos no serviço a Deus e aos irmãos. Dirigindo-se especialmente ao ordenando, exortou-o a ser pessoa de bem, cheia do Espírito Santo e da sabedoria, a cumprir a vontade de Deus, a servi-lo na pessoa dos irmãos. Vivendo o celibato, está consagrado indivisamente a Deus. Enraizado na fé, apresentar-se-á de coração puro diante de Deus e da humanidade. Recordou-lhe as funções próprias do diácono, ministro do altar, proclamar o evangelho, instruir os fiéis, celebrar o batismo, o matrimônio, levar a comunhão eucarística aos enfermos, presidir exéquias. Com o serviço do altar, deve viver o da caridade, de tal modo a ser reconhecido como ministro do Senhor. Recomendou-lhe manter intensa e profunda vida de oração, centrada na Eucaristia, para que, assim, seu falar de Cristo seja expressão do seu falar com Ele. (Adiante, a íntegra da homilia)

Manifestações no final da celebração

– Padre Dirceu Balestrin, pela Pastoral Presbiteral, ressaltou o ministério episcopal de Dom Adimir há um ano na Diocese, a nomeação de Mons. Bonetti para Bispo de Caçador, SC, com ordenação episcopal dia 12 de setembro. Destacou que o novo diácono viveu intensamente seu processo formativo e desejou que sua ordenação seja motivo para despertar em muitos jovens a decisão pelo sacerdócio. Ela é também grande presente para a Diocese na véspera da grande celebração de seu jubileu de ouro e do início do mês vocacional

– O novo diácono expressou sua gratidão a Deus, a Dom Adimir, a Mons. Cleocir, ao Pe. Clair, Reitor do Seminário Maior São José e a todos os formadores, ao Pe. Alvise que o batizou há 31 anos. Recordou seus pais e seus avós já falecidos e as famílias que o ajudaram na sua caminhada vocacional. Testemunhou viver alegria especial de receber o diaconato na véspera do jubileu de ouro da Diocese e que seu projeto de vida é realizar o seu lema de viver à altura do mistério de Cristo. Pediu orações por ele.

Pe. Alvise, antes de algumas comunicações, fez alusão ao fato de ter batizado o novo diácono, que em breve será ordenado presbítero. Aludiu também à ordenação episcopal de Mons. Bonetti. Agradeceu a todos os que participaram da preparação da celebração.

——————————————-.

Íntegra da homilia de Dom Adimir

CATEDRAL SÃO JOSÉ – ERECHIM – 31/07/21 – 15h

HOMILIA DA ORDENAÇÃO DIACONAL DE LEONARDO FÁVERO

1.            Minha saudação ao Monsenhor Cleocir Bonetti, Bispo eleito da Diocese de Caçador – SC; ao Pároco desta Catedral Pe. Alvise, que nos acolhe; ao Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário Maior São José – Passo Fundo, que acompanha a formação de nossos seminaristas; queridos Padres de nossa diocese e outros convidados. Diáconos; Consagrados (as), Seminaristas; Equipe de Liturgia; Coral; irmãos e irmãs presentes e quem nos acompanha pelas redes sociais do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Uma saudação especial aos familiares e particularmente ao jovem Leonardo Fávero que hoje se coloca a serviço da Igreja ao acolher o sacramento da ordem no grau do diaconado.

2.            Estamos vivendo um tempo de festa em nossa Diocese: nosso Jubileu de Ouro o qual celebraremos amanhã nesta Catedral. Nossa alegria se torna ainda maior em celebrar hoje a ordenação diaconal do jovem Leonardo. Agradecemos a Deus por tantos benefícios concedidos nestes 50 anos de Diocese, vendo brotar tantas vocações ao longo deste tempo. Para tanto, agradecemos a Deus por mais esta ordenação. Esperamos que esta desperte novas vocações e fortaleça ainda mais as já assumidas no ministério sacerdotal e na vida consagrada.

3.            Queridos irmãos e irmãs. A Palavra de Deus ilumina sempre a nossa vida. Hoje ela foi escolhida pelo nosso ordenando para ser a grande referencia de seu ministério diaconal.

Ø    A leitura dos Atos dos Apóstolos nos recorda que a Igreja nascente precisava de homens para colaborar no serviço da caridade na comunidade. Os Apóstolos, depois de rezarem, escolheram sete homens repletos do Espírito Santo e impuseram as mãos sobre eles. Tornaram-se os primeiros diáconos da Igreja.

Ø    A Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses nos remete ao lema escolhido pelo Leonardo para viver seu ministério: “Vivei à altura do Evangelho de Cristo”.

Ø    E o Evangelho de João mostra a dimensão do amor com que deve viver a vida cristã e mais ainda o ministério que nos é confiado: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”.

CARO LEONARDO: “Como livremente procuras a Ordem do Diaconado, à semelhança dos que foram escolhidos pelos Apóstolos para o serviço da caridade, (recordados na primeira leitura) deves ser homem de bem, cheio do Espírito Santo e da sabedoria”. “Em tua condição de Diácono, isto é, de ministro de Jesus Cristo, que se manifestou como servidor dos seus discípulos, cumpre generosamente a sua vontade e, na caridade, serve com alegria tanto a Deus como aos seres humanos”.

“Impelido por sincero amor a Cristo (que deu sua vida por amor a todos), e vivendo com total dedicação, neste estado do celibato, te consagrarás mais facilmente a Cristo, com um coração sem partilha; poderás dedicar-te mais livremente ao serviço de Deus e da humanidade e trabalhar com maior solicitude na obra da salvação eterna”.

“Enraizado e alicerçado na fé, apresenta-te de coração puro e irrepreensível diante de Deus e da humanidade, como convém a um ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus”.

“Não te deixes abalar em tua confiança no Evangelho, do qual és não somente ouvinte, mas servidor”. “Guardando o mistério da fé com a consciência pura, mostra em teus atos a palavra que proclamas, a fim de que o povo cristão, vivificado pelo Espírito Santo, se torne uma oblação pura, agradável a Deus; desta forma, ‘Tu estarás vivendo a altura do Evangelho de Cristo”.

4.            Caríssimo Leonardo: Antes de seres ordenado diácono, convém ainda recordar as funções próprias a que é chamado.

a)           Fortalecido com o dom do Espírito Santo, deverá ajudar o Bispo e seu presbitério no serviço da Palavra, do altar e da caridade;

b)           Como ministro do altar, irá proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício e repartir entre os fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor;

c)            Além disso, por mandato do Bispo, poderá exercer e instruir na sagrada doutrina, não só os não crentes, como também os fiéis; poderá ainda presidir as orações, administrar o Batismo, assistir e abençoar os Matrimônios, levar o Viático aos agonizantes e oficiar as Exéquias.

5.            “Consagrado pela imposição das mãos, que procede dos Apóstolos, e vinculado mais intimamente ao serviço do altar, exercerá o serviço da caridade em nome do Bispo ou do Pároco”.

6.            “Amparado por Deus, proceda de tal modo em seu ministério que possais reconhecê-lo como verdadeiro discípulo daquele que não veio para ser servido, mas para servir”.

7.            Caro Leonardo: Daqui a pouco você responderá a perguntas profundas de compromisso para o teu ministério às quais deverá dar o teu sim com sinceridade, com humildade e consciente de tua vocação. Recordo-te: Mantenha uma vida de oração profunda e íntima com o Senhor; mantenha uma vida de oração que encontra também na Eucaristia diária, a fonte e a força para viver por Cristo, com Cristo e em Cristo, o teu ministério. Que os frutos de teu ministério sejam reflexos de teu ser, e o teu falar de Cristo seja expressão de teu falar com Ele.

8.            Que São José, padroeiro de nossa Diocese, neste ano a ele dedicado e Nossa Senhora do Rosário de Fátima, padroeira de nosso Santuário Diocesano, no Jubileu de Ouro de nossa Diocese, intercedam por você Leonardo, desperte novas vocações para a Igreja e fortaleça a todos nós em nossa missão como discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

·                    Textos em aspas com base na homilia do Pontifical Romano para ordenações diaconais.

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano de Erexim – RS

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS