Dia Internacional do Cooperativismo é marcado por atrações em Erechim

Para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo foi realizado em Erechim o Dia de Cooperar, na tarde do último sábado (30/06), no Seminário Nossa Senhora de Fátima. O evento foi promovido pelo Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, que é integrado por mais de 20 cooperativas dos mais diversos ramos do cooperativismo e por entidades parceiras, dentre elas, a Emater/RS-Ascar e a Universidade Regional Integrada (URI). O estande da Emater/RS-Ascar foi organizado pelo Escritório Municipal de Erechim e pela Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP), com exposição sobre o trabalho desenvolvido na área do cooperativismo e distribuição de sementes crioulas e variedades de milho, pipoca e feijões.

Durante a tarde, foram realizadas diversas atividades, como a 3ª Mateada do Cooperativismo, 1º Pedal do Cooperativismo – com a parceria da Associação Ciclística Pé no Pedal, de Erechim, Mesa Brasil/Sesc, recolhimento de agasalhos e alimentos e oficinas temáticas com reconhecimento de plantas medicinais, aproveitamento completo de alimentos e reciclagem de materiais.

Também houve atendimentos e serviços básicos de saúde: verificação de pressão arterial e teste de glicose, que foram prestados pela Unimed e Universidade Regional Integrada (URI). Para as crianças, as atrações foram a Escolinha de Trânsito, com o Departamento Municipal de Trânsito de Erechim, troca-troca de livros, teatro “Lixo Papão” – Aldeia Teatral de Machadinho, brinquedos do Sesc, exposição das cooperativas e entidades que participam do Núcleo de Cooperativismo, dentre outras.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Cleunir Augusto Paris, lembrou que o slogan do 96º Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no ano de 2018, “Sociedades sustentáveis por meio da Cooperação”, foi escolhido pela ACI e está alinhado com o objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 12: Consumo e Produção Responsáveis. “O tema sustentabilidade faz parte do cooperativismo, inclusive o 7º princípio do cooperativismo estabelece a preocupação e o interesse pela comunidade na qual as cooperativas estão inseridas”, observou.

A Emater/RS-Ascar, por meio das Unidades de Cooperativismo, executa o Programa de Extensão Cooperativa da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Nas regiões de Erechim e Passo Fundo, a Unidade de Erechim atende a 33 cooperativas agropecuárias da agricultura familiar.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS