UFFS leva educação ambiental para escolas de Ponte Preta

Ações têm como tema a questão dos resíduos sólidos e pertencem a projeto de extensão vinculado à empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

No dia 26 de julho, acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim promoveram novas atividades para estudantes de escolas públicas, desta vez no município de Ponte Preta. Neste ano as ações têm como tema a questão dos resíduos sólidos, e pertencem a um projeto de extensão vinculado à empresa júnior do curso, a EngTech Jr. Soluções Ambientais.

A atividade tem por objetivo apresentar e sensibilizar as crianças sobre a importância dos temas abordados, além de proporcionar dinâmicas com jogos educativos e com a separação adequada de cada tipo de resíduo em sacos identificados pelas cores da coleta seletiva.

De acordo com a acadêmica Vanessa Luisa Freiberger, a demanda das atividades partiu do próprio município, uma vez que estão em andamento na cidade as obras da estação de tratamento do esgoto. “Encaminhamos um projeto para conscientização que contempla toda a população do município, mas como a verba ainda não foi liberada pela Funasa, decidimos ir, neste momento, nas escolas”, diz. Os alunos beneficiados pelo projeto são as turmas do 4º e do 5º ano da Escola Municipal Antônio Greselle e da Escola Estadual de Ensino Médio São José.

Segundo a secretária de Educação de Ponte Preta, Chamieli Carla Bissolotti, em dois momentos de socialização com as crianças, “temas como preservação do meio ambiente e reciclagem instigaram os alunos a perceber o quanto importante trabalhar sobre estas questões, tanto em sala de aula quanto no dia a dia, na mudança de seus hábitos e ações”.

A secretária municipal ainda destaca que “a UFFS vem desempenhando um ótimo trabalho através de seus acadêmicos. Atitudes como estas, além de capacitar mais os universitários, ainda beneficiam outras instituições, como é o caso das nossas escolas”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS