Deputado Paparico reivindica e Cherini indica recursos para novo projeto do Hospital Santa Terezinha de Erechim

Emenda parlamentar viabiliza recursos para elaboração do projeto arquitetônico que deverá qualificar a estrutura de atendimento no hospital referência para mais de 600 mil usuários do Sistema Único de Saúde.

O deputado Paparico Bacchi presidiu a reunião que confirmou a indicação de R$1 milhão para custear a elaboração do projeto arquitetônico do novo complexo do Hospital Santa Terezinha de Erechim. O ato realizado na última sexta-feira (2) contou com a presença do deputado federal Giovani Cherini – coordenador da bancada gaúcha em Brasília – que ressaltou a mobilização do líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa na busca por recursos necessários para custear o estudo técnico que deverá qualificar a estrutura de atendimento no hospital universitário, referência macrorregional pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apoio ao projeto

“Estou empenhado em ajudar a viabilizar este projeto defendido tantas vezes pelo meu amigo Paparico Bacchi”, ressaltou Cherini ao destacar que indicou os recursos a pedido do deputado estadual eleito pela região Nordeste e que desde 2018 reside na Capital da Amizade. “Erechim ganhou de presente um deputado estadual eleito, comprometido com a saúde pública e que muito bem representa os interesses do Alto Uruguai e das demais regiões do Rio Grande do Sul”, afirmou Cherini.

Reconhecimento

O prefeito de Erechim e presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), também reconheceu o trabalho e agradeceu a dedicação do deputado Paparico Bacchi. “Quem defende o Hospital Santa Terezinha, defende a saúde regional”, disse Paulo Polis (MDB). O chefe do Poder Executivo erechinense lembrou que mais de duas mil pessoas circulam diariamente pelo hospital onde trabalham aproximadamente 550 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos.

“Novo Santa”

Sobre a emenda parlamentar do deputado Giovani Cherini, Polis agradeceu a indicação dos recursos. Na condição de presidente da Amau, anunciou que vai reunir os demais prefeitos da região para discutir a elaboração do projeto arquitetônico do “Novo Santa”, que segundo o prefeito, poderá ser uma nova ala, um novo anexo ou um novo espaço para “prevenção da saúde e tratamento da vida”.

A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor executivo do hospital, Rafael Ayub, ao revelar que a construção de uma nova ala de internação “é sonho antigo das equipes técnicas e administrativas do Hospital Santa Terezinha”. O prefeito de Centenário, Neninho Florek (PL), também usou a palavra para dizer que “o Hospital Santa Terezinha é um pedaço da nossa vida” e que a união dos deputados Paparico e Cherini “amplia o abraço na saúde regional”.

Liberação dos recursos

No ofício entregue ao prefeito Paulo Polis, Cherini destaca que a emenda parlamentar de sua autoria – a pedido do deputado Paparico Bacchi – foi protocolada pelo número 71220011 junto ao Orçamento Geral da União. Segundo ao parlamentar o cadastramento da proposta deverá ser efetuado junto ao Fundo Estadual da Saúde para posterior pagamento pelo Ministério da Saúde. “Lembramos que estaremos empreendendo todos os esforços junto ao Governo Federal para que esse recurso possa ser liberado com a maior brevidade possível”, reitera Giovani Cherini.

“Quem tem saúde, tem tudo”

O deputado Paparico Bacchi recordou seu histórico político e pessoal para ressaltar seu compromisso com a saúde pública. Ao citar pensamento de Fernando Pessoa, Paparico Bacchi afirmou que a emenda parlamentar do deputado Giovani Cherini representa a consolidação da primeira etapa do sonho de viabilizar um novo projeto de infraestrutura para o Hospital Santa Terezinha. “Somos do tamanho dos nossos sonhos”, disse o parlamentar inspirado pelo poeta e filósofo português.

Em 2018, Paparico Bacchi foi eleito deputado estadual após ser prefeito de São João da Urtiga por dois mandatos consecutivos (2009/2016). No parlamento gaúcho é membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e atua pelo fortalecimento dos hospitais regionais.

No ano de 2019, Paparico Bacchi liderou um movimento que reuniu mais de 35 mil assinaturas no abaixo assinado denominado “Novo Santa”. O esboço do estudo de engenharia desenvolvido pelas equipes da Amau e do próprio hospital, tinha como meta sensibilizar deputados federais, senadores, além de representantes dos governos estadual e federal. Passados dois anos o projeto recebe o primeiro grande aporte de recursos cuja aplicação será discutida com lideranças locais e regionais.

“Quem tem saúde, tem tudo! Por isso, estarei mobilizado para ajudar a tornar realidade este projeto que deverá ser a maior contribuição da nossa geração para a história da saúde regional”, finalizou.

Presenças

Deputado estadual Paparico Bacchi

Deputado federal Giovani Cherini

Paulo Polis – Prefeito de Erechim e presidente da Amau

Neninho Florek – Prefeito de Centenário e vice-presidente da Amau

Wilson José Tonin – Presidente da Fundação Hospitalar Santa Terezinha

Rafael Ayub – Diretor Executivo do Hospital Santa Terezinha

Doutor Celso David Lago – Diretor técnico do Hospital Santa Terezinha

Mário Ceron – Delegado da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde

Inidio Munari – Coordenador da 5ª Coordenaria Regional da Agricultura

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, empresariais e comunitárias de diversos municípios das regiões do Alto Uruguai, Nordeste, Médio Alto Uruguai, Celeiro e Produção, também prestigiaram o encontro realizado no auditório da Fundação Hospitalar Santa Terezinha e acompanhado virtualmente por mais de três mil pessoas .

Por Assessoria de Comunicação 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS