Da terra para o asfalto: navegador de Estação tem novos desafios no Brasileiro de Rali

Equipe gaúcha compete neste final de semana na última etapa da temporada 2017

O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade tem um novo desafio para os competidores. Depois de passar por Estação e Erechim, no RS, Piraquara (PR), Rio Rufino (SC) e Taubaté (SP), sempre em estradas de terra, desta vez a competição chega para uma etapa totalmente em asfalto, uma das mais longas da temporada, no tradicional Rally da Graciosa, que terá seu  centro “nervoso” na cidade de Morretes, próxima a Curitiba.

A prova vai ser um mix de vários trechos, todos em asfaltos, passado inclusive pelas belas paisagens da Serra da Graciosa, cortando trechos nas cidades de Morretes, Antonina e Quatro Barras. E neste contexto todo estará a equipe gaúcha Scuderia Rossi , da dupla Claudio Rossi e Eduardo Tonial.

Eles já são vice-campeões do Brasileiro na principal categoria, a RC2N (4×4), conquistada baseada em pódios em todas as etapas anteriores. “Nossa expectativa é de mais uma vez disputar os três primeiros lugares , e treinar para o próximo ano. Quem sabe em 2018 poderemos chegar a esta corrida ainda disputando a liderança do campeonato”, destaca Rossi.

“Optamos em ir a Morretes, para conhecer o trajeto, pois , na década de 90, quando estava iniciando a correr no rali, me recordo de ter andado uma vez no asfalto naquela cidade e de também ter subido a Graciosa à noite. Lembro que foi um trecho com muito nevoeiro, praticamente um voo cego, foi uma das mais difíceis etapas que participei, espero que as condições agora sejam diferentes”, comenta o piloto.

Competindo no asfalto

Depois de fazer quase 600 quilômetros em trechos de terra nesta temporada, agora é vez de fazer algo próximo a 160 quilômetros numa corrida totalmente em asfalto. “Eu particularmente acho que provas em asfalto e principalmente à noite, acrescentam muito pouco ao rali e também as considero muito perigosas, além de quem é da região levar uma vantagem muito grande, mas os paranaenses sempre gostaram destas adversidades. No mundial de rally temos também algumas etapas no asfalto e também outras a noite”, comenta Claudio Rossi.

Ano de conquistas

O ano da Scuderia Rossi vai chegando ao fim. E até poderia ser melhor, mas tem reservado resultado importantes para a equipe, que é vice-campeã do Brasileiro, mas também já garantiu com uma etapa de antecipação, o Campeonato Gaúcho, também na categoria mais forte, dos 4×4.

“A minha avaliação deste ano é muito positiva, iniciamos com uma excelente participação em Estação e viemos durante todas as etapas subindo ao pódio. A nossa evolução foi fantástica, a interação entre piloto e navegador nos ajudou muito a superar a nossa inexperiência com um carro novo e totalmente diferente de tudo que eu já tinha pilotado”, pontua Rossi.

“Com certeza ainda temos muito que tirar do nosso equipamento. Na minha avaliação ainda não chegamos nem perto de 70% de eficiência do nosso carro (Mitsubishi Lancer). Nunca podemos esquecer que tudo passa por um excelente reconhecimento dos trechos antes das provas e também de uma confiança sem precedentes entre eu, piloto , recebendo as informações durante a prova, e o Tonial, navegador, acreditando em minha pilotagem”, completa o piloto gaúcho.

O Rally da Graciosa

A prova de Morretes começa sua programação nesta quinta-feira, dia 16, com as equipes chegando na cidade e montando seus boxes junto ao Parque de Apoio, que fica no Centro de Eventos da cidade. Nesta quinta, ainda acontecem os reconhecimentos das especiais pelos competidores.

Na sexta, começa a prova, com uma especial diurna e outras três noturnas. No sábado serão mais seis especiais durante o dia e no domingo, outras três.

Programação do Rally da Graciosa

Sexta-feira, 17 de novembro de 2017 – Dia 01

16:00h – Largada

17:00h – SS2 – Graciosa 1

20:08h – SS3 – Graciosa 2

20:41h – SS4 – Quatro Barras 1

21:24h – SS5 – Quatro Barras 2

Sábado, 18 de novembro de 2017 – Dia 02

08:45h – SS6 – Morretes 1

09:18h – SS7 – Morretes 2

09:51h – SS8 – Morretes 3

11:54h – SS9 – São João – Antonina 1

12:37h – SS10 – São João – Antonina 2

13:30h – SS11 – São João – Antonina 3

15:23h – SS12 – Antonina – São João 1

15:56h – SS13 – Antonina – São João 2

16:39h – SS14 – Antonina – São João 3

Domingo, 19 de novembro de 2017 – Dia 03

09:33h – SS15 – Guaraqueçaba

10:26h – SS16 – Cacatu

11:49h – SS17 – Street Stage Antonina

13:00h – Premiação (Mercado Municipal de Antonina)

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS