Curso de Fisioterapia da URI desenvolve Projeto Integrador no Santa Terezinha

O Curso de Fisioterapia da URI, por meio dos acadêmicos da turma 2022, desenvolveu o Projeto Integrador III, na Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST). A preocupação dos alunos, com a iniciativa, foi a segurança do paciente e do profissional da saúde do hospital. A referida disciplina foi ministrada pelas professoras Ana Lúcia de Carvalho Morsch e Zequiela Russi.

Como metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação onde, inicialmente, os acadêmicos participaram de palestras com diversos profissionais de diferentes áreas: psicologia (aspectos relevantes no cuidado do paciente e equipe); fisioterapia (prevenção e segurança em um centro de referência nacional); relato de experiência em hospital público de São Paulo – capital); enfermagem (gestão de risco) e farmácia (segurança do paciente). Da mesma forma, foram realizados estudos e pesquisas com materiais de apoio como livros e artigos científicos para melhor compreender e se apropriar do tema a ser abordado, bem como, definir uma linha de ação para a fase exploratória.

Após, foram realizados estudos em sala de aula, os pacientes e funcionários da FHST foram observados e abordados durante o expediente noturno nos seus respectivos setores (cirúrgica 1 e 2, pediatria, pronto socorro, clínica A e B), com o propósito de levantar dados, aplicar entrevistas direcionadas aos objetivos e traçar o plano de ação, conforme as necessidades levantadas por cada grupo. Sendo assim, foram desenvolvidas as seguintes propostas:

– Criação de um manual em duas línguas (francês e espanhol) contendo os principais sinais de trabalho de parto, com o objetivo de melhorar a comunicação entre equipe e as gestantes/puérperas estrangeiras;

– Desenvolvimento de um vídeo explicativo com exercícios laborais para os profissionais da área da saúde com acesso a QR code;

– Elaboração de um protocolo de alta hospitalar para pacientes em pós-operatório de cirurgia de quadril e joelho;

– E produção de material informativo, por meio de vídeo e cartaz com orientações sobre alongamentos com o objetivo de melhorar a postura, a mobilidade e aliviar a tensão muscular dos profissionais da área da saúde.

Como resultados, pode-se observar ótima recepção e aceitação das sugestões por parte dos funcionários dos setores envolvidos, além de toda a direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Já para os acadêmicos, a apropriação e ampliação do referido tema garante, além da diversidade das vivências, ampliação do comprometimento com a futura profissão.

Por: Comunicação Social URI Erechim 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS