Curso de Engenharia Elétrica da URI visita nova subestação da RGE

 

Acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica da URI conheceram, no último dia 12 de novembro, a obra da nova Subestação de Energia da RGE em Severiano de Almeida. O grupo foi acompanhado pelos professores Adilson  Stankiewicz, Coordenador do Curso, e Fernando Peres. A visita foi orientada pelo Engenheiro Eletricista Marcos Nehring, e pelo Técnico em Eletrotécnica, Gabriel Bossoni, funcionários da empresa.

As Subestações são partes integrantes do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica, sendo responsável pelo controle, proteção e transferência de potência. Nestas instalações encontram-se diversos dispositivos importantes para o sistema como chaves seccionadoras, disjuntores, transformadores de potência, transformadores de corrente e outros dispositivos.

Como a Subestação é telecomandada, também encontram-se dispositivos de telecomunicação nas suas instalações. Dispositivos ligados à disciplina de Eletrônica de Potência adequam níveis e formas de energia elétrica para o sistema de proteção e operação da Subestação. Durante a visita, os acadêmicos puderam acompanhar e conhecer a obra, bem como aspectos ligados ao seu projeto e execução.

Segundo o professor Adilson, “o ciclo de visitas técnicas faz parte do programa de extensão do curso e tem como meta proporcionar vivências da profissão aos estudantes. O intercâmbio de informação com os profissionais da área também agrega conhecimento e traz uma perspectiva do trabalho futuro”. Por isso, salienta o coordenador, “o Curso de Engenharia Elétrica e a Universidade agradecem à empresa pela oportunidade de aprendizado, principalmente aos funcionários que orientaram a visita e compartilharam seus conhecimentos profissionais com os acadêmicos”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS