Curso de Desenvolvimento para Mulheres Rurais realiza mais um módulo em Erechim

O Curso de Desenvolvimento para Mulheres Rurais, promovido pela Emater/RS-Ascar, teve prosseguimento com a realização de mais um módulo, nesta terça e quarta-feira (18 e 19/06), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) e com visitas técnicas. Esta edição conta com a participação de um grupo de produtoras dos municípios de Barão de Cotegipe, Carlos Gomes, Sertão, Faxinalzinho, Charrua, Gaurama e Campinas do Sul.

Nesta etapa do curso foram trabalhados temas como agroindustrialização como geração de renda para mulheres rurais; apresentação das propriedades com foco nas fontes de renda através do diagnóstico da propriedade; apresentação de projetos, políticas públicas e geração de renda, dentre outros.

Também fez parte da programação uma visita técnica à Cantina Trentin, onde o grupo participou de um café colonial e ouviu relato de experiência da proprietária do empreendimento, Marli Trentin. No local, o tema foi voltado ao empreendedorismo. A outra visita foi no Moinho Centro de Terapia Integrativas, com práticas terapêuticas. As participantes tiveram a oportunidade de trabalhar o tema com foco na oportunidade de agregar renda, através do turismo e do artesanato rural.

Também integrou a programação “A noite do Pijama”, quando o grupo assistiu ao filme “Alguém tem que ceder”. A atividade foi conduzida por um grupo de extensionistas rurais sociais que fazem parte do grupo de trabalho.

No curso são trabalhados temas que envolvem projetos, autoconhecimento, planos para o futuro e troca de experiências, com relatos das histórias das participantes. A capacitação é ministrada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem como objetivo proporcionar espaços de acolhida e convivência, diálogo, troca de experiências e vivências entre as mulheres, a fim de criar e fortalecer vínculos, fomentar o acesso às

diferentes politicas púbicas, compreender o modo de vida de cada mulher e contribuir com a elaboração de projetos de vida e geração de renda.

O curso será ministrado em seis módulos, envolvendo ainda os temas Meios e modos de vida no espaço rural (1º e 02/08); Organização coletiva, associativismo e cooperativismo (11 e 12/09); e Saúde da mulher (16 e 17/10). Além de palestras educativas, o curso terá oficinas e momentos de lazer.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS