Coordenadoras Paroquiais de Pastoral da Saúde estudam tema da Campanha da Fraternidade

Em sua primeira reunião anual, na manhã desta segunda-feira, 25, representantes paroquiais de Pastoral da Saúde, sob a coordenação de Maria Busatta, partilharam atividades realizadas, viram atividades para o ano e ressaltaram a importância da visita aos enfermos em suas casas e nos hospitais, transmitindo-lhes sempre muita esperança.

Com assessoria da jovem Rocheli Koralewski, liberada para a secretaria diocesana da Pastoral da Juventude, refletiram sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o lema “Serás libertado pelo Direito e pela Justiça”. A assessora ressaltou que o tema é abordado na metodologia “ver, julga e agir”. Visa motivar a “participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Analisando os problemas sociais que podem ser entendidos como doenças da sociedade, destacou que as políticas públicas são uma espécie de remédio para tratá-las. Ela ajudou o grupo a aprofundar o conceito de política e de políticas públicas – para que servem, como são criadas e executadas. Estimulou-as a viverem sua missão como cristãs-leigas, agentes da Pastoral da Saúde, em suas comunidades.

Ao visitar o grupo, Dom José lembrou algumas atividades previstas para este ano, Assembleia Diocesano da Ação Evangelizadora, em setembro, Assembleia Geral da CNBB com reformulação das Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil, em maio, a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, o Mês Missionário Extraordinário, em outubro. Ressaltou a importância e a necessidade do cuidado com a vida, da prevenção da saúde, além do acompanhamento aos idosos e enfermos. Enfatizou que enquanto tivermos pessoas voluntárias e solidárias, temos esperança de vida. As pessoas precisam de presença amiga na nova dinâmica da sociedade. Desejou a todas as participantes da reunião ótimo trabalho neste ano e lhes deu a bênção.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS