Construção do Parque do Arvoredo e requalificação do Parque Municipal Longines Malinowski em Erechim

Olhar a vida de forma abrangente, priorizar o bem-estar das pessoas, promover o desenvolvimento humano e econômico, incluindo a preservação da natureza. Esses são os princípios do programa municipal Investe + Erechim, que está em execução pela Prefeitura de ErechimDois projetos traduzem, perfeitamente, estes objetivos, ampliando as áreas de convívio social para lazer, diversão e cultura, a construção do Parque do Arvoredo e a requalificação do Parque Municipal Longines Malinowski, ambos em obras.

Novos espaços públicos

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a construção do Parque do Arvoredo e a requalificação do Parque Municipal Longines Malinowski, integram o programa municipal Investe + Erechim, e a proposta de criar novos espaços públicos, estruturados, para oferecer bem-estar à população.

Parque do Arvoredo

“Esses são dois projetos modernos, de grande impacto positivo na comunidade e que olham para o futuro de Erechim. O Parque do Arvoredo, localizado nas ruas Narciso Verdi e Armando Debodi, fora da área central do município, vem para suprir a falta de praças nos bairros, e por isso, terá múltiplos usos. Ele tem conceito de parque urbano como opção de lazer público, área superior a quatro campos de futebol e visa atender uma população estimada de 15 a 20 mil pessoas. O Parque do Arvoredo terá o maior playground (parque infantil) de Erechim e a instalação deve ser feita no mês de setembro”, explica o prefeito Polis.

Requalificação do Parque Longines Malinowski

Segundo o prefeito, Paulo Polis, outro projeto que vai ampliar as áreas públicas de lazer é a requalificação do Parque Longines Malinowski. “Que já está em obras com projeto focado na saúde e bem-estar das pessoas. As trilhas ecológicas devem ficar prontas nos próximos dias, com a nova guarita na rua Henrique Dias, que vai proporcionar mais segurança aos usuários do parque”, observa o prefeito.

Mais áreas

Além disso, destaca o prefeito, Paulo Polis, o projeto de Requalificação do Parque Longines Malinowski prevê um mirante próximo da entrada da rua Henrique Dias, uma passarela suspensa entre as copas das árvores, tirolesa e um Centro de Convivência. Neste mês, também, será apresentado para a população, entidades, o projeto do Parque do Vale Dourado. “Esse tem conceito de espaço público protegido, como reserva natural, mas que as pessoas terão acesso”, afirma.

Visão sistêmica

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, explica que todos estes projetos estão dentro de uma visão sistêmica de sociedade e das necessidades da população. “Esses projetos integram o Investe + Erechim e tem objetivo de disponibilizar mais áreas públicas de lazer. Erechim tem hoje 52 espaços públicos de lazer, áreas verdes, praças e, desses, 40 já receberam pequenas reformas. No total, destas 52 áreas, 12 tem mais estrutura”, explica.

E, acrescenta, “a proposta é melhorar todos estes espaços e fazer a manutenção periódica destes locais, que já são usados pela população e que precisam de mais infraestrutura”.

Trilhas ecológicas

Segundo o secretário, Cristiano Moreira, as trilhas ecológicas devem ficar prontas nos próximos dias. “Elas estão sendo feitas em paver com cerca de 2 metros de largura e 1600 metros de extensão, e foram projetadas para delimitar o espaço de uso dentro do parque para auxiliar na conservação da vegetação sem prejudicar a caminhada e a contemplação da natureza”, explica.

Ele ressalta que a trilha ecológica será o primeiro projeto a ser concluído de toda a requalificação. “A trilha será o pontapé inicial e vai oferecer um espaço único para se exercitar e curtir a natureza, respeitando o meio ambiente”, comenta. As trilhas serão interligadas aos futuros terraços de madeira (decks) e guaritas.

Terraços de madeira – decks

Outro projeto, que está em andamento, será a construção de quatro terraços de madeira (decks) ao lado das trilhas e um deles anexado a guarita da rua Henrique Dias. “Já temos os projetos definidos, recursos de emenda parlamentar e do município, e nos próximos 60 dias eles devem ser licitados”, afirma.

Iluminação em LED

O secretário, Cristiano Moreira, ressalta que toda a iluminação do entorno do parque e das áreas de lazer será trocada por lâmpadas de LED. “Isso vai iniciar nos próximos 30 dias”, comenta.

Disponível para a população

Até o fim do ano, observa o secretário Cristiano, a comunidade poderá usufruir das novas trilhas ecológicas, interligadas aos terraços de madeira (decks), a nova iluminação em LED, com dois pontos de monitoramento do projeto sentinela (com leitura facial). “Posteriormente, serão instaladas 28 câmeras internas no parque para segurança dos usuários. Todos esses projetos estão em processo de execução”, destaca.

Mirante

Conforme o secretário, Cristiano Moreira, o projeto do Mirante, com 600 metros de trilhas suspensas até o Centro de Convivência, já tem os projetos prontos e o município está em busca de recursos. “O mirante envolve investimentos de R$ 5 milhões. Agora, vamos continuar trabalhando para finalizar esta primeira etapa que já vai ser muito significativa para o lazer e bem-estar da população”, disse o secretário.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS